Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739
Title: O papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito.
Other Titles: The role of perceived similarity in consumer behavior: a study in concept barbershops.
???metadata.dc.creator???: TRIGUEIRO, Matheus Lôbo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
Keywords: Similaridade percebida;Interação social;Barbearias conceito;Comportamento do consumidor;Perceived similarity;Social interaction;Barbershops;Consumer behavior
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TRIGUEIRO, Matheus Lôbo. O papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito. 2019. 29 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo investiga o papel da similaridade percebida nas atitudes do consumidor para com os outros clientes, o varejista e sua experiência de compra, em barbearias conceito localizadas em Campina Grande/PB. A partir da literatura teórica sobre o comportamento do consumidor no varejo, em especial à dimensão social do ambiente varejista, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Foi adotado o método survey, obtendo respostas de 175 clientes. Para fins de análise, foi feito uso de estatísticas descritivas (medidas de tendência central e de dispersão) e inferenciais (análise fatorial exploratória, correlação e mediação). Os resultados evidenciaram associações positivas entre a similaridade e os demais construtos envolvidos no estudo (imagem do varejista, interação social e satisfação). Logo, percebeu-se que as atitudes individuais do consumidor para com os demais clientes contribuem para melhorar a interação entre os consumidores, a satisfação com a experiência de consumo e o fortalecimento da imagem do varejista. O estudo traz contribuições para gestores e acadêmicos ao reiterar a relevância que a presença social assume no varejo de serviços, sobretudo em ambientes onde os produtos são ofertados e consumidos corresponde a um diferencial, como no caso das barbearias conceito.
Abstract: This article investigates the role of perceived similarity in consumer attitudes towards other customers, the retailer and their shopping experience, in barbershops located in Campina Grande / PB. Based on literature review on consumer behavior in retail environment, especially to the social dimension of the retail environment, especially regarding to social dimension a quantitative research was conducted. The survey method was adopted, obtaining responses from 175 clients. The analysis involved use of descriptive statistics (measures of central tendency and dispersion) and inferential (exploratory factor analysis, correlation and mediation). The results showed positive associations between similarity and the other constructs involved in the study (store, social interaction and satisfaction). Therefore, it was noticed that individual attitudes towards the other customers contribute to improve the social interaction, shopping experience satisfaction and strengthening the retailer image. The study brings contributions to managers and scholars by reiterating the relevance that social presence assumes in retail services, especially in environments where products are offered and consumed corresponds to a differential, as in the case of barbershops.
Keywords: Similaridade percebida
Interação social
Barbearias conceito
Comportamento do consumidor
Perceived similarity
Social interaction
Barbershops
Consumer behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS LÔBO TRIGUEIRO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2019.pdfMatheus Lôbo Trigueiro - Relatório de Estágio Administração CH 2019292.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.