Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTRIGUEIRO, M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5647270713321123pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Edvan Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, E.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131661295484485pt_BR
dc.description.resumoEste artigo investiga o papel da similaridade percebida nas atitudes do consumidor para com os outros clientes, o varejista e sua experiência de compra, em barbearias conceito localizadas em Campina Grande/PB. A partir da literatura teórica sobre o comportamento do consumidor no varejo, em especial à dimensão social do ambiente varejista, foi realizada uma pesquisa quantitativa de caráter descritivo. Foi adotado o método survey, obtendo respostas de 175 clientes. Para fins de análise, foi feito uso de estatísticas descritivas (medidas de tendência central e de dispersão) e inferenciais (análise fatorial exploratória, correlação e mediação). Os resultados evidenciaram associações positivas entre a similaridade e os demais construtos envolvidos no estudo (imagem do varejista, interação social e satisfação). Logo, percebeu-se que as atitudes individuais do consumidor para com os demais clientes contribuem para melhorar a interação entre os consumidores, a satisfação com a experiência de consumo e o fortalecimento da imagem do varejista. O estudo traz contribuições para gestores e acadêmicos ao reiterar a relevância que a presença social assume no varejo de serviços, sobretudo em ambientes onde os produtos são ofertados e consumidos corresponde a um diferencial, como no caso das barbearias conceito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleO papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThis article investigates the role of perceived similarity in consumer attitudes towards other customers, the retailer and their shopping experience, in barbershops located in Campina Grande / PB. Based on literature review on consumer behavior in retail environment, especially to the social dimension of the retail environment, especially regarding to social dimension a quantitative research was conducted. The survey method was adopted, obtaining responses from 175 clients. The analysis involved use of descriptive statistics (measures of central tendency and dispersion) and inferential (exploratory factor analysis, correlation and mediation). The results showed positive associations between similarity and the other constructs involved in the study (store, social interaction and satisfaction). Therefore, it was noticed that individual attitudes towards the other customers contribute to improve the social interaction, shopping experience satisfaction and strengthening the retailer image. The study brings contributions to managers and scholars by reiterating the relevance that social presence assumes in retail services, especially in environments where products are offered and consumed corresponds to a differential, as in the case of barbershops.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739-
dc.date.accessioned2020-04-13T17:48:29Z-
dc.date.available2020-03-13-
dc.date.available2020-04-13T17:48:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSimilaridade percebidapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectBarbearias conceitopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPerceived similaritypt_BR
dc.subjectSocial interactionpt_BR
dc.subjectBarbershopspt_BR
dc.subjectConsumer behaviorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTRIGUEIRO, Matheus Lôbo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe role of perceived similarity in consumer behavior: a study in concept barbershops.pt_BR
dc.identifier.citationTRIGUEIRO, Matheus Lôbo. O papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito. 2019. 29 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATHEUS LÔBO TRIGUEIRO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO ADMINISTRAÇÃO CH 2019.pdfMatheus Lôbo Trigueiro - Relatório de Estágio Administração CH 2019292.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.