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Title: Práticas de correção em atividades de ensino de português.
Other Titles: Correction practices in Portuguese teaching activities.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Regina Maria Alves de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Wagner Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALVES, Maria de Fátima.
Keywords: Ensino;Teaching;Enseñanza;Correção;Corrección;Correction;Atividades de ensino;Teaching activities;Actividades de enseñanza;Prática escolar;School practice;Práctica escolar
Issue Date: Jul-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, R. M. A. de. Práticas de correção em atividades de ensino de português. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: A correção, juntamente com o planejamento e a avaliação concretizam-se como importantes ações do fazer docente. Serafini (1988) caracteriza esta prática docente como o conjunto de intervenções feitas pelo professor na produção do aluno, podendo esta produção ser de caráter escrito, oral, ou até mesmo no eixo da leitura. Sendo assim, a ação corretiva se dá a partir das interferências do professor na atividade realizada pelo aluno. Desse modo, demarcamos que esta pesquisa partirá da observação da correção nos três eixos de ensino de língua materna: leitura, produção textual (oral e escrita) e análise linguística. A compreensão da correção se faz, portanto, a partir das intervenções de caráter instrucional, regulatório, interacional, e indicatório, que incidem sobre os mais distintos objetos de ensino de língua. A questão norteadora para a realização desta pesquisa foi: Quais práticas de correção são desenvolvidas no ensino de língua portuguesa no nível básico? Esse questionamento nos levou a elencar como objetivo geral, reconhecer a prática de correção como atividade escolar de ensino de língua portuguesa. Para alcançar tal objetivo e respondermos tal pergunta elencamos objetivos específicos que buscam: a) identificar as situações de ensino de língua em que a correção é utilizada, b) analisar os modos de fazer correção e ferramentas utilizadas durante a prática corretiva e c) relacionar os modos e as situações de ocorrência da correção aos objetos de ensino de língua portuguesa. Os principais eixos teóricos que nortearam este trabalho dizem respeito às práticas sócio escolares de ensino e às atividades pedagógicas de ensino de língua. O embasamento destes eixos se dá a partir da reflexão sobre os paradigmas de ensino (MORAES, 1997, GADOTTI, 2000, BEHRENS e FLACH, 2008) e mais especificamente de ensino de língua (KOCH, 1997, BENTES, 2001, OLIVEIRA e WILSON, 2017) assim como da avaliação e correção no ensino de Língua Portuguesa (LUCKESI, 2011, SUASSUNA, 2012, MARCUSCHI, 2004, ZABALA, 1998). Também faz parte de nosso escopo teórico aspectos relacionais às atividades e tarefas de ensino de língua materna (MATÊNCIO, 1999, DOLZ, 2016 & LINO DE ARAÚJO, 2017). Para a coleta de dados observamos as aulas de três professores do ensino básico, que atuavam em escolas da rede estadual de ensino no interior do Estado da Paraíba, para registrar tais aulas, fizemos gravações de áudio, relatos em diário de pesquisa com a percepção da pesquisadora a respeito dos fenômenos vivenciados, e aplicamos um questionário. A partir da análise compreendemos que a correção permanece, se reestabelece, e se reconfigura, seja em situações anteriores, simultâneas ou posteriores à realização da atividade. Apresentando-se de diferentes modos: específico e situado a partir da solicitação do aluno, geral e compartilhado, a partir do planejamento do professor, ou ainda situacional a partir da percepção docente em agir diante da situação de ensino. Ao analisarmos tais situações e modos em relação aos diferentes objetos de ensino, percebemos que o professor considera a natureza do objeto de ensino ao articular diferentes modos de correção, encandeando e articulando esses objetos em função dos objetivos de ensino pretendidos. Desse modo, a correção configura-se enquanto uma das principais ferramentas docentes, que interage, dialoga e agencia práticas de ensino contextualizadas e de natureza critico-reflexiva.
Abstract: Correction, together with planning and evaluation, materialize as important actions of teacher making. Serafini (1988) characterizes this teaching practice as the set of interventions made by the teacher in the student's production, and this production can be written, oral, or even in the reading axis. Therefore, corrective action is based on the teacher's interference in the student's activity. In this way, we demarcamos that this research will start from the observation of the correction in the three axes of mother tongue teaching: reading, textual production (oral and written) and linguistic analysis. The understanding of the correction is therefore made from the interventions of an instructional, regulatory, interactional, and instructional nature, that focus on the most distinct objects of language teaching. The guiding question for this research was: Which correction practices are developed in Portuguese language teaching at the basic level? This questioning led us to list as a general objective, to recognize the practice of correction as a school activity of Portuguese language teaching. In order to reach this objective and answer this question, we set specific objectives that seek to: a) identify the situations of language teaching in which the correction is used, b) analyze the ways of making correction and tools used during corrective practice, and c) and the situations of occurrence of the correction to the objects of teaching of Portuguese language. The main theoretical axes that guided this work are related to the social practices of teaching and to the pedagogical activities of teaching of language. In this paper, we present the results of the study of language paradigms (MORAES, 1997, GADOTTI, 2000, BEHRENS and FLACH, 2008) and more specifically language teaching (KOCH, 1997, Bentes 2001, OLIVEIRA and WILSON, 2017) as well as of the evaluation and correction in the teaching of Portuguese Language (LUCKESI, 2011, SUASSUNA, 2012, MARCUSCHI, 2004, ZABALA, 1998). It is also part of our theoretical scope related to the activities and tasks of mother tongue teaching (MATÊNCIO, 1999, DOLZ, 2016 & LINO DE ARAÚJO, 2017). In order to collect data, we observed the classes of three elementary school teachers, who worked in schools of the state education network in the state of Paraíba, to record such classes, we made audio recordings, reports in a research journal with the perception of researcher about the phenomena experienced, and applied a questionnaire. From the analysis we understand that the correction remains, reestablishes, and reconfigures, whether in previous situations, simultaneous or subsequent to the accomplishment of the activity. Presenting in different ways: specific and situated from the request of the student, general and shared, from the planning of the teacher, or still situational from the teacher's perception in acting before the teaching situation. When we analyze such situations and modes in relation to the different teaching objects, we perceive that the teacher considers the nature of the teaching object by articulating different modes of correction, dazzling and articulating these objects in function of the intended teaching objectives. In this way, the correction is one of the main teaching tools, which interacts, dialogues and agency contextualized teaching practices and of a criticalreflexive nature.
Keywords: Ensino
Teaching
Enseñanza
Correção
Corrección
Correction
Atividades de ensino
Teaching activities
Actividades de enseñanza
Prática escolar
School practice
Práctica escolar
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12740
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