Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1256164090367741pt_BR
dc.contributor.advisor1MENESES, Joedna Reis de.-
dc.contributor.advisor1IDMENESES, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425453622434049pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Sônia Maria de Meneses.-
dc.contributor.referee2SANTOS JUNIOR, Azemar Soares dos.-
dc.contributor.referee3ANDRADE, Vivian Gaudino de.-
dc.contributor.referee4MELO, Francisco Egberto.-
dc.description.resumoEsta dissertação analisa um conjunto de novas linguagens, conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das ferramentas audiovisuais produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-URCA-CE (2014-2015). A meta será a de compreender como esses produtos operam e lidam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Desta forma, produzir, inserir e incorporar as fontes históricas fílmicas pibidianas no espaço escolar por sujeitos, em suas “relações cotidianas” de aprendizado proporciona uma reflexão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história, ensinadas no viés formal das salas de aula. Com novas propostas educacionais, como produção de documentários, destacando as subjetividades desses sujeitos em suas produções pibidianas e concomitantemente suas contribuições em ousar, propondo uma narrativa diferenciada sobre o passado a partir de documentários. Assim, para refletir tais questões lançaremos mão da contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática, estratégia, lugar, espaço e homem ordinário”, e concomitantemente delinearemos a “Operação historiográfica” proposta por Certeau (2002) a partir dos filmes pibidianos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).pt_BR
dc.date.issued2019-08-23-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes a set of new languages, concepts, technologies and narratives which come from the audiovisual tools produced by the students supervised by Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID-URCA-CE (2014-2015). Our goal is to comprehend how these products work and deal with demands generated by the teaching of history in the present. Thus, producing, insert in gand incorporating the visual historical sources of school space by subjects in their "every day relations" of learning brings to us a reflection on how the professional of education manages to "work around" the dimensions of history taught by formal biased classrooms with new educational proposals, like movie production, noticing the particularities of these people in their productions and also their contributions in daring to propose a different iated narrative about the past through movies. Then, to reflect about such questions we will use the contributions of Certeau (1994), with the concepts of "tactic, strategy, and the ordinary men", and also out line the "Historio graphical operation" proposed by Certeau (2002) throught he production of these movies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741-
dc.date.accessioned2020-04-14T12:06:06Z-
dc.date.available2020-04-14-
dc.date.available2020-04-14T12:06:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectEnseñanza de la Historiapt_BR
dc.subjectFilmes Pibidianospt_BR
dc.subjectPelículas de Pibidianpt_BR
dc.subjectPibidian Filmspt_BR
dc.subjectLugar Socialpt_BR
dc.subjectSocial Placept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Amannda Dativa de Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“A historiographic operation” in the classroom: audiovisual productions of the institutional program of teaching initiation scholarships - PIBID of the degree course in history of the regional university of Cariri / URCA-CE (2014-2015).pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, A. D. de M. “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANNDA DATIVA DE MELO SILVA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2019.pdfAmannda Dativa de Melo - Dissertação PPGH CH 20192.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.