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Title: Competitividade turística sob a perspectiva da sociedade: uma nova fronteira.
Other Titles: Tourism competitiveness from the perspective of society: a new frontier.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Amanda de Paula Aguiar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MIKI, Adriana Fumi Chim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MOREIRA, Vinicius Farias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RUIZ, Thays Cristina Domareski.
Keywords: Competitividade turística;Touristic competitiveness;Competitividad turística;Modelo de gestão social;Modelo de gestión social;Social management model;Perspectiva da sociedade;Society perspective;Perspectiva de la sociedad;Método Delphi;Delphi Method;Nova fronteira;New frontier;Nueva frontera
Issue Date: 27-Jan-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, A. de P. A. COMPETITIVIDADE TURÍSTICA SOB A PERSPECTIVA DA SOCIEDADE: uma nova fronteira. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi propor e validar um conceito e determinantes para a Competitividade Turística sob a Perspectiva da Sociedade (Tourism Competitiveness from the Society’s perspective - TCS). A pesquisa se insere como uma nova fronteira nos estudos turísticos que inclui os preceitos da gestão social na gestão de destinos turísticos, possibilitando atender ao verdadeiro fim da competitividade turística. É uma dissertação de mestrado elaborada em modelo de quatro artigos científicos que se entrelaçam e se complementam na direção de uma proposta original ao campo de estudo, portanto, diversas metodologias foram adotadas nesta pesquisa exploratória de corte qualitativo e quantitativo. Para a elaboração do conceito e modelo de Competitividade Turística sob a Perspectiva da Sociedade foram executadas duas meta-análises dos conceitos bases desta proposta: competitividade turística e gestão social. As meta-análises utilizaram as técnicas de análise de co-palavras, de conteúdo, e consenso com base no Índice Kappa. Um terceiro estudo realizou a análise de redes bibliométricas e utilizou a técnica de redes sociais com apoio do software VOSviewer permitindo analisar o status do campo competitividade turística e subsidiar uma proposta do avanço. Os resultados foram distribuídos em três artigos que formaram a revisão teórica desta dissertação. A partir destes artigos iniciais foi gerada a proposta de modelo e validado através do método Delphi com um painel internacional de 31 especialistas no tema. O estudo final validou o conceito, determinantes e variáveis para a Competitividade Turística sob a Perspectiva da Sociedade, tendo reduzido o modelo proposto de 65 para 42 variáveis. Entre as contribuições do estudo, se destaca a reconfiguração da competitividade turística para a inclusão da vertente social e a contribuição para os campos científicos do turismo e da gestão social com um modelo que pode se traduzir em uma ferramenta de gestão, reduzindo o grau de abstração da aplicação da gestão social aos territórios.
Abstract: This research aimed to propose and validate a concept and determinants for the Tourism Competitiveness from the Society's perspective (TCS), as a new frontier on the tourism field that includes the Social Management approach into the tourism destination management, enabling to meet the true goal of tourism competitiveness. It is a dissertation of a Master Degree that was developed in the model of scientific papers connected and complementaries to offer an original proposal to the study field. Therefore, many methodologies have been adopted in this exploratory qualitative and quantitative research. In order to elaborate on the concept of Tourism Competitiveness from the perspective of society two meta-analyses of the main concepts of this proposal, i.e., tourism competitiveness and social management were performed. Also, a bibliometric analysis of tourism competitiveness was executed. The meta-analysis used the co-words analysis, content and consensus technique based on the Cohen’s Kappa Index. The bibliometric analysis used the social network technique supported by the VOSviewer software to analyze the field status and subsidize the theoretical proposal. The results were distributed in three papers to present the theoretical contributions of this dissertation. From these initial papers, a model to Tourism Competitiveness from the Society's perspective (TCS) was validated based on the Delphi Method through an international panel of 31 experts on the subject. The final result validated the concept, determinants, and variables for the Tourism Competitiveness from The Perspective of Society. The expert panel reduced the variables from 65 to 42. Among the contributions of this study, it highlights the reconfiguration of tourism competitiveness to include the social branch. Also, the findings contribute tourism and social management because offer a model to use as a management tool, reducing the abstraction degree of social management perspective to apply in the territories.
Keywords: Competitividade turística
Touristic competitiveness
Competitividad turística
Modelo de gestão social
Modelo de gestión social
Social management model
Perspectiva da sociedade
Society perspective
Perspectiva de la sociedad
Método Delphi
Delphi Method
Nova fronteira
New frontier
Nueva frontera
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Turismo
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12748
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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