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dc.creator.IDARAÚJO, A. C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2272702538407854pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, V. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5942955873045875pt_BR
dc.contributor.referee1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.referee2GOMÉZ, Carla Regina Pasa.-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo geral propor os elementos da inovação social que contribuem para a promoção do consumo sustentável. Para tanto, foram elaborados três artigos. O primeiro analisou a evolução temática sobre consumo sustentável de 1999 a 2019, por meio de um estudo bibliométrico. A análise foi baseada em uma abordagem de citação com o uso do software CitNetExplorer. Os resultados apontam a complexidade inerente a temática que envolve aspectos econômicos, tecnológicos, políticos, sociais, psicológicos e ambientais. As publicações são unânimes quanto a necessidade de mudar os atuais padrões e os níveis de consumo e de engajar diversos stakeholders em processos participativos e co-criação. A pesquisa avança na compreensão sobre o consumo sustentável, ampliando o escopo para observar fatores macro e estruturais que afetam as práticas de consumo. A partir do gap encontrado na literatura sobre a relação do consumo sustentável com a inovação social, o segundo artigo validou um framework com os elementos da inovação social que podem contribuir para promoção do consumo sustentável. Realizou-se uma pesquisa exploratória, com a abordagem qualitativa, por meio da técnica de grupo focal (Focus Group) com especialistas. Os resultados apontaram as seguintes dimensões que compõem os elementos da relação entre as temáticas: Atores, Inovação, Mudança Cultural e Social e Transformação Social, bem como suas respectivas categorias de análise. Por fim, o terceiro artigo aplicou elementos identificados da inovação social que podem contribuir para promoção do consumo sustentável, a partir do estudo de caso da moeda social operacionalizada pelo Banco Palmas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação não-participante e análise documental de dados secundários, permitindo a triangulação dos dados. Este estudo mostrou-se relevante por estudar as contribuições dos Bancos Comunitários e das moedas sociais que apresentam alternativas capazes de contribuir para a resolução de problemas sociais, trazendo ganhos transversais para a comunidade onde está inserida, principalmente para populações de baixa renda. A compreensão da inovação social a partir da perspectiva do consumo sustentável ressalta a importância de analisar novos formatos organizacionais caracterizados por estruturas inovadoras, inclusivas e sustentáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.subject.cnpqConservação da Naturezapt_BR
dc.titleConsumo sustentável e inovação social: explorando relações teóricas e empíricas.pt_BR
dc.date.issued2020-02-07-
dc.description.abstractThis master thesis aimed to identify the elements of social innovation that contribute to the promotion of sustainable consumption. To this end, we made three articles. The first analyzed the thematic evolution of sustainable consumption from 1999 to 2019, through a bibliometric study. The analysis based on a citation approach using CitNetExplorer software. The results point to the inherent complexity of the theme that involves economic, technological, political, social, psychological and environmental aspects. The publications unanimously agree on the need to change current consumption patterns and levels and to engage diverse stakeholders in participatory processes and co-creation. The research advances in the understanding of sustainable consumption, expanding the scope to observe macro and structural factors that affect consumption practices. From the gap found in the literature on the relationship between sustainable consumption and social innovation, the second article validated a framework with the elements of social innovation that can contribute to the promotion of sustainable consumption. Exploratory research was conducted, with the qualitative approach, through the Focus Group technique with specialists. The results indicated the following dimensions that make up the elements of the relationship between the themes: Actors, Innovation, Cultural and Social Change and Social Transformation, as well as their respective analysis categories. Finally, the third article conducted the empirical verification of the identified elements of social innovation that can contribute to the promotion of sustainable consumption, based on the case study of the social currency operated by Banco Palmas. Data were collected through semistructured interviews, non-participant observation and documentary analysis of secondary data, allowing data triangulation. This study was relevant because it studies the contributions of the Community Banks and the social currencies that present alternatives that can contribute to the resolution of social problems, bringing transversal gains to the community where it is inserted, especially to low-income populations. Understanding social innovation from the perspective of sustainable consumption highlights the importance of analyzing new organizational formats characterized by innovative, inclusive and sustainable structures.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12749-
dc.date.accessioned2020-04-16T11:52:19Z-
dc.date.available2020-04-16-
dc.date.available2020-04-16T11:52:19Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectDesenvolvimiento sustentablept_BR
dc.subjectConsumo sustentávelpt_BR
dc.subjectConsumo sosteniblept_BR
dc.subjectSustainable consumptionpt_BR
dc.subjectInovação socialpt_BR
dc.subjectSocial innovationpt_BR
dc.subjectInnovación socialpt_BR
dc.subjectGestão social e ambientalpt_BR
dc.subjectGestión social y ambientalpt_BR
dc.subjectSocial and environmental managementpt_BR
dc.subjectMoedas sociaispt_BR
dc.subjectSocial currenciespt_BR
dc.subjectMonedas socialespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Angélica Catarine da Mota.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSustainable comsumption and social innovation: exploring theoretical and empirical relationships.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, A. C. da M. CONSUMO SUSTENTÁVEL E INOVAÇÃO SOCIAL: explorando relações teóricas e empíricas. 2020. 121 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12749pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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ANGÉLICA CATARINE DA MOTA ARAÚJO - DISSERTAÇÃO PPGA CH 2020.pdfAngélica Catarine da Mota Araújo - Dissertação PPGA CH 20202.6 MBAdobe PDFView/Open


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