Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12751
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPOLICARPO, M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2227600635960824pt_BR
dc.contributor.advisor1AGUIAR, Edvan Cruz.-
dc.contributor.advisor1IDAGUIAR, E.C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1131661295484485pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Verônica Macário de.-
dc.contributor.referee2COSTA, Marconi Freitas da.-
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou investigar como preocupação ambiental, benefícios autoexpressivos e desejo de status influenciam comportamentos de consumo verde. Baseado na Teoria da Ação Racional e na Teoria da Sinalização Onerosa foram desenvolvidos três artigos. O primeiro correspondeu à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar de que forma a preocupação ambiental se relaciona com os benefícios autoexpressivos na compra de produtos verdes, considerando normas subjetivas enquanto seus antecedentes. O segundo e o terceiro corresponderam a pesquisas de delineamento experimental que se propuseram a verificar o efeito do desejo de status, do preço do produto e da interação entre estes fatores no comportamento de compra verde. Os resultados evidenciaram que: preocupação ambiental se caracteriza como uma variável antecedente aos benefícios autoexpressivos, e que este por sua vez se mostra com variável mediadora da relação com valor percebido e intenção de compra; desejo de status aumenta a propensão dos consumidores a apresentaram percepções, atitudes e comportamentos mais favoráveis à compra de produtos verdes, sobretudo quando eles são mais caros, em razão do preço contribuir para a sinalização de acesso a recursos e preocupação ambiental. A dissertação contribui para melhor compreender como aspectos sociais, para além dos econômicos e ambientais, exercem influência sobre as decisões de compra de produtos verde. Entende-se que a promoção do consumo verde não deve se concentrar apenas nas características deste tipo de produto, mas também nos atributos sociais que envolvam visibilidade, status e a pró-socialidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleDesejo de status e benefícios autoexpressivos no comportamento de consumo verde.pt_BR
dc.date.issued2020-01-27-
dc.description.abstractThis dissertation aimed to investigate how environmental concern, self-expressive benefits and desire for status influence green consumption behaviors. Based on Rational Action Theory and Onerous Signaling Theory three articles were developed. The first corresponded to the application of a survey that aimed to analyze how environmental concern relates to selfexpressive benefits in the purchase of green products, considering subjective norms as their antecedents. The second and third corresponded to experimental design research that aimed to verify the effect of the desire for status, the price of the product and the interaction between these factors on green buying behavior. The results showed that: environmental concern is characterized as an antecedent variable to self-expressive benefits, and this, in turn, shows itself as a mediator variable of the relationship with perceived value and purchase intention; The desire for status increases the propensity of consumers to show more favorable perceptions, attitudes, and behaviors when buying green products, especially when they are more expensive, because of the price contribute to signaling access to resources and environmental concern. The dissertation contributes to a better understanding of how social aspects, besides the economic and environmental aspects, influence the purchase decisions of green products. It is understood that the promotion of green consumption should not only focus on the characteristics of this type of product, but also on the social attributes that involve visibility, status, and pro-sociality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12751-
dc.date.accessioned2020-04-16T13:52:39Z-
dc.date.available2020-04-16-
dc.date.available2020-04-16T13:52:39Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComportamento de consumopt_BR
dc.subjectConsumption behaviorpt_BR
dc.subjectComportamiento de consumopt_BR
dc.subjectConsumo verdept_BR
dc.subjectGreen consumptionpt_BR
dc.subjectStatuspt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectTeoria da ação racionalpt_BR
dc.subjectTeoría de la acción racional.pt_BR
dc.subjectTheory of rational actionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPOLICARPO, Manoela Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDesire for self-expressive status and benefits in green consumption behavior.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationPOLICARPO, M. C. Desejo de status e benefícios autoexpressivos no comportamento de consumo verde. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12751pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOELA COSTA POLICARPO - DISSERTAÇÃO PPGA CH 2020.pdfManoela Costa Policarpo - Dissertação PPGA CH 2020904.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.