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Title: Desejo de status e benefícios autoexpressivos no comportamento de consumo verde.
Other Titles: Desire for self-expressive status and benefits in green consumption behavior.
???metadata.dc.creator???: POLICARPO, Manoela Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Verônica Macário de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Marconi Freitas da.
Keywords: Comportamento de consumo;Consumption behavior;Comportamiento de consumo;Consumo verde;Green consumption;Status;Estado;Teoria da ação racional;Teoría de la acción racional.;Theory of rational action
Issue Date: 27-Jan-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: POLICARPO, M. C. Desejo de status e benefícios autoexpressivos no comportamento de consumo verde. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12751
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação objetivou investigar como preocupação ambiental, benefícios autoexpressivos e desejo de status influenciam comportamentos de consumo verde. Baseado na Teoria da Ação Racional e na Teoria da Sinalização Onerosa foram desenvolvidos três artigos. O primeiro correspondeu à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar de que forma a preocupação ambiental se relaciona com os benefícios autoexpressivos na compra de produtos verdes, considerando normas subjetivas enquanto seus antecedentes. O segundo e o terceiro corresponderam a pesquisas de delineamento experimental que se propuseram a verificar o efeito do desejo de status, do preço do produto e da interação entre estes fatores no comportamento de compra verde. Os resultados evidenciaram que: preocupação ambiental se caracteriza como uma variável antecedente aos benefícios autoexpressivos, e que este por sua vez se mostra com variável mediadora da relação com valor percebido e intenção de compra; desejo de status aumenta a propensão dos consumidores a apresentaram percepções, atitudes e comportamentos mais favoráveis à compra de produtos verdes, sobretudo quando eles são mais caros, em razão do preço contribuir para a sinalização de acesso a recursos e preocupação ambiental. A dissertação contribui para melhor compreender como aspectos sociais, para além dos econômicos e ambientais, exercem influência sobre as decisões de compra de produtos verde. Entende-se que a promoção do consumo verde não deve se concentrar apenas nas características deste tipo de produto, mas também nos atributos sociais que envolvam visibilidade, status e a pró-socialidade.
Abstract: This dissertation aimed to investigate how environmental concern, self-expressive benefits and desire for status influence green consumption behaviors. Based on Rational Action Theory and Onerous Signaling Theory three articles were developed. The first corresponded to the application of a survey that aimed to analyze how environmental concern relates to selfexpressive benefits in the purchase of green products, considering subjective norms as their antecedents. The second and third corresponded to experimental design research that aimed to verify the effect of the desire for status, the price of the product and the interaction between these factors on green buying behavior. The results showed that: environmental concern is characterized as an antecedent variable to self-expressive benefits, and this, in turn, shows itself as a mediator variable of the relationship with perceived value and purchase intention; The desire for status increases the propensity of consumers to show more favorable perceptions, attitudes, and behaviors when buying green products, especially when they are more expensive, because of the price contribute to signaling access to resources and environmental concern. The dissertation contributes to a better understanding of how social aspects, besides the economic and environmental aspects, influence the purchase decisions of green products. It is understood that the promotion of green consumption should not only focus on the characteristics of this type of product, but also on the social attributes that involve visibility, status, and pro-sociality.
Keywords: Comportamento de consumo
Consumption behavior
Comportamiento de consumo
Consumo verde
Green consumption
Status
Estado
Teoria da ação racional
Teoría de la acción racional.
Theory of rational action
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12751
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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