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dc.creator.IDSANTOS JÚNIOR, P. S.-
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Sídia Fonseca.-
dc.contributor.advisor1IDALMEIDA, S. F.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5171426101099057pt_BR
dc.description.resumoSegundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM Brasil, 2018), o Brasil tem um enorme potencial empreendedor, visto que, em um grupo de 11 países, o Brasil é o segundo mais empreendedor e, no grupo de 49 países, o Brasil se encontra em décimo. Sabe-se ainda que em cada cinco brasileiros adultos, dois são empreendedores. Considerando esse cenário, este estudo buscou descrever as ações praticadas na Universidade Federal de Campina Grande, no âmbito do Curso de Administração do Centro de Humanidades, visando o desenvolvimento da educação empreendedora, com ênfase no empreendedorismo e na inovação social. Como defendem Filion e Laferté (2003), o empreendedorismo é à base da criação de riqueza em uma sociedade e tem como principal recurso o potencial humano. Dentro desse potencial humano, a inovação é uma ferramenta que, conforme Drucker (1986, p. 25), é uma ferramenta especifica do empreendedor. Este artigo discorre sobre uma pesquisa descritiva, apoiada em um estudo de caso. A pesquisa teve como base informações fornecidas pela Coordenação do curso de Administração a respeito das ações ali praticadas e, em seguida, questionários que foram aplicados aos alunos concluintes do referido Curso. Os resultados mostram que as ações existem, mas os alunos consideram que conhecem pouco e revelam que, quando as conhecem, acham inacessíveis, deixando em aberto a necessidade de disseminar as práticas voltadas para a educação empreendedora para todo o corpo discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEducação empreendedora e inovação social: evidências na Universidade Federal de Campina Grande.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractAccording to data from the Global Entrepreneurship Monitor (GEM Brazil, 2018), Brazil has enormous entrepreneurial potential, as in a group of 11 countries, Brazil is the second most entrepreneurial and no group of 49 countries, or Brazil is located at tenth. It is also known that in five adult Brazilians, two are entrepreneurs. In this scenario, this study sought to describe how actions taken at the Federal University of Campina Grande, within the Humanities Center's Management Course, monitor the development of entrepreneurial education, with emphasis on entrepreneurship and social innovation. As Filion and Laferté (2003) argue, entrepreneurship is the basis of wealth creation in a society and its main resource is human potential. Within this human potential, an innovation is a tool that, according to Drucker (1986, p. 25), is a specific tool for the entrepreneur. This paper describes a descriptive research, supported by a case study. A survey was based on information provided by the Coordination of the Administration course and respect to the actions taken and then questionnaires that were heard to the students who completed the course. The results are shown as existing actions, but students consider that they know little and reveal, when they do, find it inaccessible, leaving open the need to disseminate as practices aimed at entrepreneurial education for the entire student body.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12759-
dc.date.accessioned2020-04-22T17:24:52Z-
dc.date.available2020-04-21-
dc.date.available2020-04-22T17:24:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurial Educationpt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS JÚNIOR, Paulo Sergio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurial education and social innovation: evidence at the Federal University of Campina Grande.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, Paulo Sergio. Educação empreendedora e inovação social: evidências na Universidade Federal de Campina Grande. 2019. 49 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12759pt_BR
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