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Title: Uma análise comparativa do empreendedorismo social nas macrorregiões brasileiras.
Other Titles: A comparative analysis of entrepreneurship in Brazilian macro-regions.
???metadata.dc.creator???: VASCONCELOS, Tárcila Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Miki, Adriana Fumi Chim.
???metadata.dc.contributor.referee1???: Machado, Petruska de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Correia, Suzanne Érica Nobrega.
Keywords: Empreendedorismo social;Empreendimentos econômicos solidários;Valor social;Social entrepreneurship;Solidarity economic enterprises;Social value
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: Vasconcelos, Tárcila. Bezerra.Uma análise comparativa do empreendedorismo social nas macrorregiões brasileiras. 2019. 49 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: O empreendedorismo social (ES) emergiu criando modelos de negócio que buscam o desenvolvimento social através de soluções eficientes que podem culminar em processos de transformação social. Isto posto, esta pesquisa objetivou realizar uma análise comparativa das dimensões do empreendedorismo social nas diferentes regiões brasileiras verificando suas variações no país. As categorias de análise utilizadas foram: oportunidades, inovação, autogestão, valor econômico, valor social, e desenvolvimento sustentável. O universo do estudo foi composto por 19.708 empreendimentos econômicos solidários (EES) que participaram da pesquisa em 2013 e 21.859 EES participantes no ano de 2007. A pesquisa utilizou dados secundários, de natureza aplicada com abordagem quantitativa e análise de dados através de estatística descritiva. Entre os principais resultados encontrados verificou-se que as dimensões Valor Social e Inovação são as que possuem maiores médias percentuais, porém, ambas tiveram uma redução percentual no período analisado, juntamente com Desenvolvimento social e Valor econômico. Somente as dimensões Oportunidade e Autogestão demonstraram evolução positiva. Os achados indicam que nos EES brasileiros prevalece a perspectiva do valor social norteada para o valor econômico e possuem características inerentes a Escola de empreendedorismo social dos países em desenvolvimento, portanto, motivados pelo desenvolvimento comunitários, oportunidades e alternativa ao desemprego, e, desta forma, não se concretiza o equilíbrio proposto pelo triple bottom line. Além disso, no geral, o cenário indica que os EES não estão se consolidando frente as dimensões analisadas.
Abstract: Social entrepreneurship (SE) emerged by creating business models towards social development through efficient solutions that can culminate in processes of social transformation. Face that, this research aimed to perform a comparative analysis of the dimensions of social entrepreneurship in the Brazilian regions to verify their variations along with the country. The categories of analysis used were opportunities, innovation, self-management, economic value, social value, and sustainable development. The data were secondary based on information of 19,708 solidarity economic enterprises (SEE) collected in 2013 and 21,859 SEE in 2007. The research was applied with a quantitative approach. Data analysis was through descriptive statistics. Among the main results, it was verified that the Social Value and Innovation dimensions presented the highest levels among the categories of study, however, both had a percentage reduction in the analyzed period, along with Social Development and Economic Value. Only the Opportunity and Self-management dimensions showed a positive evolution. The findings indicated that in the Brazilian SEE, the perspective of the social value oriented towards economic value prevails. Also, the Brazilian SEE have characteristics inherent to the School of social entrepreneurship of the developing countries, i.e., they are motivated by the community development, opportunities and alternative to the unemployment, therefore, the balance proposed by the triple bottom line is not achieved. Besides, an overview, based on the analyzed dimensions, indicated that the Brazilian SEE are not consolidating.
Keywords: Empreendedorismo social
Empreendimentos econômicos solidários
Valor social
Social entrepreneurship
Solidarity economic enterprises
Social value
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12760
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração

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