Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVASCONCELOS, T. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9625085480245109pt_BR
dc.contributor.advisor1Miki, Adriana Fumi Chim.-
dc.contributor.advisor1IDMIKI,A. F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6294505765908268pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Petruska de Araújo.-
dc.contributor.referee1IDMACHADO, P. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865841533859571pt_BR
dc.contributor.referee2Correia, Suzanne Érica Nobrega.-
dc.contributor.referee2IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.description.resumoO empreendedorismo social (ES) emergiu criando modelos de negócio que buscam o desenvolvimento social através de soluções eficientes que podem culminar em processos de transformação social. Isto posto, esta pesquisa objetivou realizar uma análise comparativa das dimensões do empreendedorismo social nas diferentes regiões brasileiras verificando suas variações no país. As categorias de análise utilizadas foram: oportunidades, inovação, autogestão, valor econômico, valor social, e desenvolvimento sustentável. O universo do estudo foi composto por 19.708 empreendimentos econômicos solidários (EES) que participaram da pesquisa em 2013 e 21.859 EES participantes no ano de 2007. A pesquisa utilizou dados secundários, de natureza aplicada com abordagem quantitativa e análise de dados através de estatística descritiva. Entre os principais resultados encontrados verificou-se que as dimensões Valor Social e Inovação são as que possuem maiores médias percentuais, porém, ambas tiveram uma redução percentual no período analisado, juntamente com Desenvolvimento social e Valor econômico. Somente as dimensões Oportunidade e Autogestão demonstraram evolução positiva. Os achados indicam que nos EES brasileiros prevalece a perspectiva do valor social norteada para o valor econômico e possuem características inerentes a Escola de empreendedorismo social dos países em desenvolvimento, portanto, motivados pelo desenvolvimento comunitários, oportunidades e alternativa ao desemprego, e, desta forma, não se concretiza o equilíbrio proposto pelo triple bottom line. Além disso, no geral, o cenário indica que os EES não estão se consolidando frente as dimensões analisadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleUma análise comparativa do empreendedorismo social nas macrorregiões brasileiras.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractSocial entrepreneurship (SE) emerged by creating business models towards social development through efficient solutions that can culminate in processes of social transformation. Face that, this research aimed to perform a comparative analysis of the dimensions of social entrepreneurship in the Brazilian regions to verify their variations along with the country. The categories of analysis used were opportunities, innovation, self-management, economic value, social value, and sustainable development. The data were secondary based on information of 19,708 solidarity economic enterprises (SEE) collected in 2013 and 21,859 SEE in 2007. The research was applied with a quantitative approach. Data analysis was through descriptive statistics. Among the main results, it was verified that the Social Value and Innovation dimensions presented the highest levels among the categories of study, however, both had a percentage reduction in the analyzed period, along with Social Development and Economic Value. Only the Opportunity and Self-management dimensions showed a positive evolution. The findings indicated that in the Brazilian SEE, the perspective of the social value oriented towards economic value prevails. Also, the Brazilian SEE have characteristics inherent to the School of social entrepreneurship of the developing countries, i.e., they are motivated by the community development, opportunities and alternative to the unemployment, therefore, the balance proposed by the triple bottom line is not achieved. Besides, an overview, based on the analyzed dimensions, indicated that the Brazilian SEE are not consolidating.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12760-
dc.date.accessioned2020-04-22T18:52:15Z-
dc.date.available2020-04-22-
dc.date.available2020-04-22T18:52:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_BR
dc.subjectEmpreendimentos econômicos solidáriospt_BR
dc.subjectValor socialpt_BR
dc.subjectSocial entrepreneurshippt_BR
dc.subjectSolidarity economic enterprisespt_BR
dc.subjectSocial valuept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Tárcila Bezerra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA comparative analysis of entrepreneurship in Brazilian macro-regions.pt_BR
dc.identifier.citationVasconcelos, Tárcila. Bezerra.Uma análise comparativa do empreendedorismo social nas macrorregiões brasileiras. 2019. 49 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia ), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TÁRCILA BEZERRA VASCONCELOS - TCC MONOGRAFIA ADMINISTRAÇÃO CH 2019.pdfTárcila Bezerra Vasconcelos - TCC Monografia Administração CH 2019.969.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.