Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Larissa Sousa.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, L. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8953727963162833pt_BR
dc.contributor.referee1AQUINO, Jefferson Fernandes de.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8043124307817053pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Glaucia Maria de Oliveira.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844914216738833pt_BR
dc.description.resumoHá muito se debate no Brasil acerca da educação inclusiva. Essa discussão toma um fôlego relevante no ano de 2008, quando se é lançada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com enfoque na questão da inclusão nas escolas brasileiras. A educação de pessoas com deficiência foi cercada, por muito tempo, de muitos entraves, a saber da própria exclusão desses indivíduos, quando temos a criação de institutos específicos para tratamento e educação dessas pessoas, sem considerar a importância da socialização e autonomia. E, embora se registrem avanços nesta área, o público com deficiência ainda sente a dificuldade na inclusão, tendo em vista a falta de uma formação para os professores de base que lidam com essas demandas diariamente, o próprio medo por parte dos docentes em trabalhar com esse público, a precariedade do sistema público de ensino, enfatizada pela ausência da estrutura física de muitos ambientes escolares, a falta de profissionais da área do Atendimento Educacional Especializado, entre outros. Nesse sentido, foi realizada pesquisa de campo a partir de instrumentos como questionários, observação direta e pesquisa documental. Esta pesquisa apresenta caráter quanti-qualitativo tecendo análises a partir do materialismo históricodialético, foca nos desafios que a inclusão por parte do público com deficiência percorreu e percorre, com uma aproximação e olhar para o ensino de base público na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Moisés Coêlho, na cidade de Cajazeiras-PB. Para melhor compreender o processo de inclusão, pelo viés pedagógico, esta pesquisa utilizou-se de bases legais e se pautou sobretudo nas discussões de Badaque (2015), Filgueira (2013), Mantoan (2006), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleA educação inclusiva na perspectiva da efetivação de direitos: um olhar para o ensino de base na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (Cajazeiras/PB).pt_BR
dc.date.issued2018-03-13-
dc.description.abstractThere is much debate in Brazil about inclusive education. This discussion takes a significant breath in the year 2008, when the National Policy on Special Education is launched in the perspective of Inclusive Education, focusing on the issue of inclusion in Brazilian schools. The education of people with disabilities has long been surrounded by many obstacles, namely the exclusion of these individuals, when we have the creation of specific institutes for the treatment and education of these people, without considering the importance of socialization and autonomy. And while progress is being made in this area, the disabled public still feels the difficulty in inclusion, given the lack of training for grassroots teachers who deal with these demands on a daily basis, teachers' own fear of working with this public, the precariousness of the public education system, emphasized by the absence of the physical structure of many school environments, the lack of professionals in the area of Specialized Educational Assistance, among others. In this sense, field research was carried out using instruments such as questionnaires, direct observation and documentary research. This research presents quantitative-qualitative character weaving analyzes from the historical-dialectical materialism, focuses on the challenges that the inclusion by the disabled public traveled and goes, with an approach and look at the public-based teaching in the State School of Elementary Education Bishop Moisés Coêlho, in the city of Cajazeiras-PB. In order to better understand the inclusion process, through the pedagogical bias, this research was based on legal bases and focused mainly on the discussions of Badaque (2015), Filgueira (2013), Mantoan (2006), among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12782-
dc.date.accessioned2020-05-04T16:53:11Z-
dc.date.available2020-05-04-
dc.date.available2020-05-04T16:53:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectDireitos Sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPessoas com Deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectSocial Rightspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDisabled Peoplept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAQUINO, Maria Natalia Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive education from the perspective of rights: a look at basic education at the State School Dom Moises Coelho (Cajazeiras / PB).pt_BR
dc.identifier.citationAQUINO, Maria Natalia Fernandes de. A educação inclusiva na perspectiva da efetivação de direitos: um olhar para o ensino de base na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (Cajazeiras/PB). 2018. Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa/PB - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA NATALIA FERNANDES DE AQUINO - TCC SERVIÇO SOCIAL 2018.pdfMaria Natalia Fernandes de Aquino - TCC Serviço social 2018974.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.