Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12783
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, R. T. V.-
dc.contributor.advisor1GONÇALVES, André de Menezes,-
dc.contributor.advisor1IDGONÇALVES, A. M.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6784916087407854pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Mayéwe Elyênia Alves dos.-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5755363155827631pt_BR
dc.contributor.referee2CARVALHO, Gláucia Maria de Oliveira.-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9844914216738833pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em compreender as particularidades da formação profissional do/a discente trabalhador/a do curso de Serviço Social no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB, analisando se esta possibilita a permanência desses/as discentes no referido curso, bem como a participação nas atividades extra sala de aula de ensino, pesquisa, extensão e no estágio curricular supervisionado. A investigação é baseada no método crítico-dialético, utilizando-se da pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram os/as docentes e os/as discentes trabalhadores/as do Curso de Serviço Social da citada Instituição. A análise deste trabalho busca uma maior compreensão acerca do processo de privatização e mercantilização do ensino superior na contemporaneidade, devido à ofensiva neoliberal, rebatendo na formação profissional em Serviço Social para a consolidação do Projeto Profissional resguardado pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Mediante isto, verifica-se que essa problemática, na dinâmica da UFCG, impõe uma série de desafios à formação profissional do/a discente trabalhador/a, tendo em vista a falta de organização da Política de Assistência Estudantil em relação às demandas e à forma como a Universidade está estruturada para o recebimento e acompanhamento dos/as estudantes ao longo do processo de formação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titleFormação profissional em Serviço Social do/a discente trabalhador/a: particularidades da UFCG Campus Sousa.pt_BR
dc.date.issued2018-07-25-
dc.description.abstractThis present work it‟s about the understanding of the vocational issues in the training of the student worker of the Social Service course at the Federal University of Campina Grande in Sousa - PB campus, having the objective to analyze if this makes possible the permanence of these students in said course, as well as participation in extra classroom teaching, also research, extension and supervised curricular internship activities. The research is based on the critical-dialectical method, using exploratory bibliographical research. The subjects of the research were the teachers and the student workers of the Social Service course of the mentioned Institution. The analysis of this work seeks a greater understanding about the process of privatization and mercantilization of higher education in contemporary times, due to the neoliberal offensive, rebating in the professional formation in Social Service, for the consolidation of the Professional Project protected by the Curricular Guidelines of the Brazilian Association of Education and Research in Social Service. Therefore, it‟s verified that the problem in the dynamics of the UFCG, imposes a series of challenges to the vocational training of the student worker, in view of the lack of organization of the Student Assistance Policy in relation to the demands and how the University is structured to receive and follow the students throughout the training process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12783-
dc.date.accessioned2020-05-04T17:17:24Z-
dc.date.available2020-05-04-
dc.date.available2020-05-04T17:17:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectExpansão do Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectFormação Profissional em Serviço Socialpt_BR
dc.subjectDiscente Trabalhador/apt_BR
dc.subjectHigh School Expansionpt_BR
dc.subjectHigh professional performer in Social Service workpt_BR
dc.subjectWorker Studentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Raênia Thaís Virgínio de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProfessional training in Social Work of the student worker: particularities of UFCG Campus Sousa.pt_BR
dc.title.alternativeProfessional training in Social Work of the student worker: particularities of UFCG Campus Sousa.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Raênia Thaís Virgínio de. Formação profissional em Serviço Social do/a discente trabalhador/a: particularidades da UFCG Campus Sousa. 2018. Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa/PB - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAENIA THAÍS VIRGÍNIO DE SOUSA - TCC SERVIÇO SOCIAL 2018.pdfRaenia Thais Virginio Sousa - TCC Serviço social 2018542.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.