Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12797
Title: O saber histórico na sala de aula: relação entre professores e o livro didático de história na cidade de Santa Cruz - PB.
Other Titles: Historical knowledge in the classroom: relationship between teachers and the history textbook in the city of Santa Cruz - PB.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Adriana Ferreira dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CEBALLOS, Viviane Gomes de.
Keywords: História - estudo e ensino;Formação de professores de história;Professor - relação - livro didático;History - Study and Teaching;History Teacher Training;Teacher - Relationship - Textbook
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Adriana Ferreira dos. O saber na sala de aula: relação entre professores e o livro didático de história na cidade de Santa Cruz - PB. 2013. 246f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monografico problematiza as implicacoes da dinamica assumida pelo professor frente ao livro didatico, levando em consideracao o papcl do doccnte como agente transformador do ensino. Compreendemos que o livro didatico tern imenso valor na pratica pedagogica cotidiana de alunos e professores, por conter uma organizacao/sistematizacao dos conteiidos a serem socializados/trabalhados em sala de aula. Buscamos descrever as caracteristicas dos professores e identificar os caminhos e fontes utilizados, bem como os fatores que implicam na maneira como eles se comportam diante de urn dos objetos culturais mais utilizados na escola: o Livro didatico (LD). Utilizamos estudos rcalizados por pesquisadores/estudiosos que abordam. as tematicas que envolvem: o livro didatico, o curriculo, formacao docente e ensino de Historia. Como instrumento de coleta de dados, nos apropriamos de urn grupo de questionarios aplicados a professores formados ou nao em Historia que atuam na Rede Municipal e na Rede Estadual de Ensino do municipio de Santa Cruz PB. Estes questionarios buscaram apreender a formacao do profissional; a caracterizacao da instituicao cscolar; a compreensao do professor acerca da sua concepcao sobre o saber I listorico e a utilizacao do livro didatico pelo professor com o objetivo de identifiear o papel desempenhado pelos educadores ao utilizarem o livro didatico como fonte de estudo nas suas aulas. Os rcsultados mostram que os professores, mesmo alguns deles nao sendo formado em Licenciatura em Historia, fazem uso das novas tecnologias, para tcntar tornar as aulas de Historia mais atraentes e produtivas. O trabalho esta dividido em quatro capitulos: o primeiro - Historia e Ensino de Historia. O segundo - Apropriacao do Livro Didatico de Historia pelo Professor; O terceiro - Avaliacao e interprctacao dos dados obtidos atraves do grupo de questionarios aplicados: O professor e a escola. E por fim o quarto capitulo - Avaliacao e interpretacao dos dados obtidos atraves do grupo de questionarios aplicados: O Ensino e o livro didatico.
Abstract: This monograph discusses the implications of the dynamics assumed by the teacher outside the textbook, taking into account the role of the teacher as an agent of transforming education. We understand that the textbook has immense value in daily practice of students and teachers, to contain an organization / systematization of content to be socialized / worked in the classroom. We seek to describe the characteristics of teachers and identify the ways and sources used, as well as factors that imply the way they behave in front of one of the most cultural objects used in school: the Textbooks. We used studies by researchers / scholars that address issues involving: the textbook, curriculum, teacher training and teaching history. As a tool for collecting data from a group we appropriate questionnaires given to teachers trained in history or not working in the borough and State Schools of the city of Santa Cruz-PB. These questionnaires sought to seize the professional training, the characterization of the school, the teacher's understanding about his conception of knowledge and use of history textbooks by the teacher in order to identify the role played by educators to use the textbook as source of study in their classrooms. The results show that teachers, some of them not even being formed in Degree in History, make use of new technologies, to try to make history lessons more attractive and productive. The work is divided into four chapters: the first - History and History Teaching. The second - Allocation of Textbook by teacher of History; Third - Evaluation and interpretation of date obtained through questionnaires group: The teacher and the school. And finally the fourth chapter - Evaluation and interpretation of e date obtained through questionnaires group: Teaching and textbook.
Keywords: História - estudo e ensino
Formação de professores de história
Professor - relação - livro didático
History - Study and Teaching
History Teacher Training
Teacher - Relationship - Textbook
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12797
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA FERREIRA DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2013.pdfAdriana Ferreira dos Santos. TCC. Licenciatura Plena em História. 2013.25.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.