Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12798
Title: A geografia no ensino médio: reflexões sobre o processo de ensino aprendizagem.
Other Titles: Geography in high school: reflections on the teaching-learning process.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Andréia Duarte de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTIAGO, Stella Marcia de Morais
Keywords: Geografia- ensino médio;Aprendizagem- ensino de geografia;Geography - high school;Learning - teaching geography
Issue Date: 14-Dec-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Andréia Duarte de. A geografia no ensino médio: reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. 2012. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa propoe-se a fazer uma discussao das rela9oes de ensino e aprendizagem em geografia no Ensino Medio, refietindo sobre os fatores que podern levar a desmotiva9ao dos discentes para com o ensino desta disciplina. Objetivamos, dessa forma, desenvolver uma analise dos fatores que interferem no ensino-aprendizagem da Geografia no Ensino Medio. Para dar conta desse objetivo, promovemos, inicialmente, uma discussao teorica acerca das questoes que norteiam os processos de ensino na Escola, tendo como referenda as tendencias pedagogicas que tem se apresentado para as disciplinas escolares. A seguir, promovemos uma analise das discussoes que tem sido travadas em rela9§o ao ensino de geografia, enfocando as rela9oes de ensino centradas nas metodologias. Essa discussao nos prepara para empreender uma reflexao acerca das redoes entre ensino e aprendizagem no nosso universo de pesquisa, que se constitui em alunos e o professor do terceiro ano do Ensino Medio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Medio Monsenhor Vicente Bezerra, situada em Aurora - Ceara, onde a partir de observa9oes do cotidiano escolar, questionarios aplieados aos alunos e entre vista semiestruturada desenvolvida com o professor buscamos debater as redoes que permeiam o processo de ensino e aprendizagem e que tem conduzido, segundo nossas hipoteses, a certa apatia dos alunos em rela9&o ao ensino dessa disciplina. Verificamos entao que ensino de geografia, apesar de todas as inova9oes no tocante as diretrizes apresentadas para o ensino, ainda apresenta relevantes deficiencias e necessidades.
Abstract: This research proposes to discuss teaching and learning relationships in Geography in High School, reflecting on the factors that can lead to demotivation of students towards teaching this discipline. In this way, we aim to develop a analysis of the factors that interfere in the teaching-learning of Geography in High School. To achieve this objective, we initially promoted a theoretical discussion about the issues that guide the teaching processes in the School, having as reference the tendencies pedagogical practices that have been presented for school subjects. Next, we promote a analysis of the discussions that have been held in relation to the teaching of geography, focusing on teaching relationships centered on methodologies. This discussion prepares us to undertake a reflection on the reductions between teaching and learning in our research universe, which consists of students and the third year high school teacher at the State School Elementary School and Middle School Monsenhor Vicente Bezerra, located in Aurora - Ceara, where from observations of the school routine, questionnaires applied to students and between semi-structured view developed with the teacher we seek to debate the newsrooms that permeate the teaching and learning process and which has led, according to our hypotheses, the students' apathy towards teaching this discipline. We then check teaching geography, despite all the innovations regarding the guidelines presented for teaching, it still has relevant deficiencies and needs.
Keywords: Geografia- ensino médio
Aprendizagem- ensino de geografia
Geography - high school
Learning - teaching geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12798
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉIA DUARTE DE LIMA.TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2012.pdfAndréia Duarte de Lima. TCC. Licenciatura em Geografia. 2012.5.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.