Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12799
Title: A formação do professor de geografia em dimensões metodológicas: o estágio supervisionado de geografia em questão.
Other Titles: The formation of the geography teacher in methodological dimensions: the supervised geography internship in question.
???metadata.dc.creator???: BORGES, Cláudia Trajano.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
Keywords: Geografia- estudo e ensino;Estágio supervisionado- geografia;Metodologia de ensino de geografia;Geography - study and teaching;Supervised internship - geography;Geography teaching methodology
Issue Date: 13-Dec-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BORGES, Cláudia Trajano. A formação do professor de geografia em dimensões metodológicas: o estágio supervisionado de geografia em questão. 2012. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monografico apresenta uma discussao sobre as percepcoes dos graduandos do curso de licenciatura em geografia, da Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Cajazeiras - PB, acerca da dimensao metodologica no processo de ensino e aprendizagem desta disci pi ina. tendo como referenda as metodologias de ensino desenvolvidas na disciplina de Estagio Curricular Supervisionado em Geografia IV. O interesse em discutir a tematica surgiu da necessidade de comprecnder como esses futuros docentes enxergam tal dimensao e, ao mesmo tempo, verificar se as politicas de preparo para a formacao de professores, desenvolvidas ao longo da historia da educagao no Brasil, vem contribuindo para tal formacao. Para tanto, utilizamos como pesquisa referencial alguns teoncos: P1MENTA (2004), PASSIM (2010), SAVIANI (2009), PONTUSCKA (2007), PIMENTA (2006), VEIGA (2009), entre outros, para analisar as metodologias apficadas pelos estagiarios nas aulas de geografia do Ensino Medio, narradas nos relatorios de Estagio Curricular Supervisionado em Geografia IV.
Abstract: The present monographic work presents a discussion about the perceptions of undergraduate students in the geography degree course at the Federal University of Campina Grande - Campus de Cajazeiras - PB, about the methodological dimension in the process of teaching and learning this disciple. having as reference the teaching methodologies developed in the discipline of Supervised Curricular Internship in Geography IV. O interest in discussing the topic arose from the need to understand how these future teachers see such a dimension and, at the same time, verify whether the policies of preparation for teacher training, developed throughout the history of education in Brazil, has been contributing to such training. For that, we used as reference research some teoncos: P1MENTA (2004), PASSIM (2010), SAVIANI (2009), PONTUSCKA (2007), PIMENTA (2006), VEIGA (2009), among others, to analyze the methodologies used by the trainees in high school geography classes, narrated in the internship reports Supervised Curriculum in Geography IV.
Keywords: Geografia- estudo e ensino
Estágio supervisionado- geografia
Metodologia de ensino de geografia
Geography - study and teaching
Supervised internship - geography
Geography teaching methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12799
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA TRAJANO BORGES.TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2012.pdfCláudia Trajano Borges. TCC. Licenciatura em Geografia. 2012.3.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.