Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12802
Title: Elaboração de um plano estratégico para uma empresa no setor moveleiro no Agreste Pernambucano.
Other Titles: Elaboration of a strategic plan for a company in the furniture sector in Agreste Pernambucano.
???metadata.dc.creator???: MEDEIROS, Ulysses Xandoca de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: VIESI, Wladimir Tadeu.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CUNHA, John Elton da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COUTINHO, Walton Pereira.
Keywords: Planejamento estratégico;Empreendedorismo;Missão, visão e valores;Análise SWOT;Empresa de móveis;Rotina e cotidiano – empresa;Plano de ação – empresa varejista;Strategic planning;Entrepreneurship;Mission, vision and values;SWOT analysis;Furniture company;Routine and daily life - company;Action plan - retail company
Issue Date: 5-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MEDEIROS, Ulysses Xandoca de. Elaboração de um plano estratégico para uma empresa no setor moveleiro no Agreste Pernambucano. 2019. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Engenharia de Produção, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho foi elaborado e aplicado um plano estratégico (PE) em uma empresa do segmento varejista de móveis, a fim de nortear suas diretrizes alinhadas com suas estratégias de produção e objetivos de desempenho. Por não ser uma empresa de grande porte, a preocupação por fatores organizacionais estruturais é deixada em segundo plano, como também pela falta de material humano para desdobramento de tal interesse. Partindo dessa perspectiva, foi necessário acompanhar de forma prática a rotina e o cotidiano dessa organização, para de fato entender suas necessidades e capacidades e, transmitir de forma legítima a realidade da organização no planejamento estratégico. A criação do plano se deu posteriormente com a definição de missão, visão e valores da empresa para que em seguida suas definições estratégicas fossem tomadas, respeitando os princípios validados. Para tornar as metas e objetivos alcançáveis, foi elaborado um plano de ação, que uma vez aplicado, os resultados são atingidos com maior facilidade.
Abstract: In this work, a strategic plan (PE) was elaborated and applied in a company in the furniture retail segment, in order to guide its guidelines in line with its production strategies and performance objectives. As it is not a large company, the concern for structural organizational factors is left as a background, as well as the lack of human material to develop such interest. From this perspective, it was necessary to follow the organization's routine and daily life in a practical way, in order to understand its needs and capabilities and, in a legitimate way, convey the reality of the organization in strategic planning. The plan was created subsequently with the definition of the company's mission, vision and values so that its strategic definitions could be taken, respecting the validated principles. To make the goals and objectives attainable, an action plan was developed, which, once applied, results are more easily achieved.
Keywords: Planejamento estratégico
Empreendedorismo
Missão, visão e valores
Análise SWOT
Empresa de móveis
Rotina e cotidiano – empresa
Plano de ação – empresa varejista
Strategic planning
Entrepreneurship
Mission, vision and values
SWOT analysis
Furniture company
Routine and daily life - company
Action plan - retail company
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12802
Appears in Collections:Curso de Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ULYSSES XANDOCA DE MEDEIROS - TCC ENG DE PRODUÇÃO CDSA 2019.pdfUlysses Xandoca de Medeiros - TCC Engenharia de Produção CDSA 2019. 752.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.