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dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2SANTANA, Rosemere Olimpio de.-
dc.description.resumoPartindo do conceito de Educacao Inclusiva como o respeito e o reconhecimento do direito de todos a educagao, este trabalho investigou as eoncepgoes de duas professoras da rede regular de ensino, uma educadora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Coordenadora da Educagao Inclusiva que atua na Secretaria de Educacao do municipio de Cajazeiras/PB, sobre a formagao do professor na perspectiva da Educagao Inclusiva. Nesta pesquisa a atengao e centralizada no papel do professor, na sua fala e na sua pratica, sobretudo, na necessidade de se pensar na sua formagao, nao mais, dentro dos modelos tradicionais, que o coloca como mero executor de manuais. Esta nova perspectiva busca a autonomia docente e discente, atraves do dialogo, da reflexao da propria pratica e da construgao coletiva do conhecimento. Para tanto, buscou-se trazer essa discussao para o contexto local, objetivando investigar, atraves da pesquisa os principais aspectos relacionados a formagao do educador. Foram feitas entrevistas e os dados transcritos foram submetidos a analise de conteudo, Professoras e coordenadora convergem sobre varios aspectos da inclusao escolar na cidade, principalmente no que se refere a formagao do professor para atuar com alunos deficientes; na necessidade de uma formagao continuada que atenda aos anseios da inclusao; reconhecem a importancia da troca de experiencias entre o professor da sala regular com o profissional do AEE. Alem disso, dao enfoque a falta de preparagao das escolas da rede municipal de ensino para atender as perspectivas da inclusao e auxiliar no trabalho docente. As principais dificuldades detectadas para a realizagao da inclusao referiram-se a falta de formagao especializada e de apoio tecnico no trabalho com alunos inseridos nas classes regulares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleA importância da formação docente na perspectiva da edução inclusiva na contemporaneidade.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractBased on the concept of Inclusive Education as respect and recognition of the right of everyone to education, this study investigated the concepts of two teachers from the regular school system, a teacher's lounge Care Educational Specialist (ESA) and one Coordinator of Inclusive Education engaged in the Education Department of the municipality of Cajazeiras/ PB, on teacher education from the perspective of Inclusive Education. In this research attention is centered on the role of the teacher in his speech and in his practice, especially the need to think about your training, not more, within the traditional models, which places it as a mere executor of manuals. This new approach seeks autonomy teachers and students through dialogue, reflection of the practice and the collective construction of knowledge. Therefore, we sought to bring this discussion to the local context, in order to investigate, through research the main aspects related to teacher education. Interviews were conducted and transcribed data were subjected to content analysis. Teachers and coordinator converge on various aspects of school enrollment in the city, especially as regards the education of teachers to work with students with disabilities, the need for continuous training that meets the aspirations of inclusion, recognize the importance of exchanging experiences between the regular classroom teacher with professional ESA. Moreover, they focus the lack of preparation of municipal schools to meet the educational prospects of inclusion and assist in teaching. The main difficulties found to carry out the inclusion referred to the lack of specialized training and technical support in working with students placed in regular classes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12808-
dc.date.accessioned2020-05-13T22:54:30Z-
dc.date.available2020-05-13-
dc.date.available2020-05-13T22:54:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professores - educação inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Training - Inclusive Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Isabel da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of teacher education in the perspective of inclusive education in contemporary times.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Isabel da Silva. A importância da formação docente na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade. 2013. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
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