Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12810
Title: A dimensão de formação cidadã do curso de Geografia do Centro de Formação de Professores-UFCG.
Other Titles: The dimension of citizen education in the Geography course at the Teacher Training Center-UFCG
???metadata.dc.creator???: PEREIRA, Márcio José de Lima
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
Keywords: Formação de Professores;Geografia- formação de professores.;Formação cidadã;Teacher training;Geography - teacher training.;Citizen formation
Issue Date: 9-Nov-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PEREIRA, Márcio José de Lima. A dimensão de formação cidadã do curso de Geografia do Centro de Formação de Professores- UFCG. 2012. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: Essa monografia tern dois locos principals de discussao que sao: a cidadania e a formacao de professores de Geografia. Dessa forma, na nossa pesquisa tem como objetivo. analisar a formacao de professores de Geografia do Centra de Formacao de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Cajazeiras - PB, tendo como referenda a dimensao cidada desse processo. Para tanto, fizemos uma trajetoria historica introdutoria sobre o conceito de cidadania, comecando da Antiguidade ate chegar aos dias atuais. Discorremos sobre alguns aspectos historicos da formacao do professor de geografia e, analisamos a percepcao dos alunos do referido curso sobre a cidadania, tendo como referenda a pratica docente. Para tanto, foram ouvidos 37 alunos do Curso de Licenciatura em Geografia (CFP/UFCG), sendo 25 do segundo e 12 do oitavo periodos. Para o desenvolvimento da nossa analise partimos de uma perspectiva discursiva, tendo em vista o estabelecimento de um debate acerca das questoes que norteiam a formacao do professor de geografia e a dimensao cidada envolvida nesse processo. Alem disso, utilizamos a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliografica, a pesquisa de campo (aplicacao de questionarios) e, a pesquisa documental. Assim, podemos afirmar que os alunos do curso tem a nocao basica de cidadania e, que o curso de Geografia do Centra de Formacao de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras - PB contribui para a formacao cidada dos alunos, futuros docentes, mas, e preciso ainda discutir algumas questoes relacionadas as praticas e vivencias relativas a cidadania. Portanto, apresentamos nossas reflexoes com o intuito de contribuir para uma formacao de professores Geografia que busque a articulacao entre teoria e pratica para que os alunos (futuros docentes) possam ser professores reflexivos, cidadaos criticos, ativos e participativos, para que possam colaborar no processo de transformafao na realidade social dos alunos da Educacao Basica, contribuindo para a formacao cidada dos seus alunos, na busca da concretizacao de uma sociedade mais igualitaria, justa e democratica.
Abstract: This monograph has two main places of discussion which are: citizenship and the formation of Geography teachers. Thus, in our research it aims to. analyze the Geography teacher training at the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande, on the Cajazeiras campus - PB, with the objective of endorses the citizen dimension of this process. For this, we made a historic trajectory introductory about the concept of citizenship, starting from Antiquity until reaching the days current. We discussed some historical aspects of the formation of the geography teacher and, we analyze the perception of the students of that course on citizenship, taking as a reference teaching practice. To this end, 37 students from the Geography Degree Course were heard (CFP / UFCG), with 25 in the second and 12 in the eighth period. For the development of our analysis we start from a discursive perspective, with a view to establishing a debate on the questions that guide the formation of the geography teacher and the dimension involved in this process. In addition, we use the qualitative approach, research bibliography, field research (application of questionnaires) and documentary research. Thus, we can affirm that the students of the course have the basic notion of citizenship and that Geography course at the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande, Campus of Cajazeiras - PB contributes to the citizen training of students, future teachers, but it is still necessary to discuss some issues related to the practices and experiences related to citizenship. Therefore, we present our reflections in order to contribute to a Geography teacher training that seeks the articulation between theory and practices so that students (future teachers) can be reflective teachers, citizens critical, active and participatory, so that they can collaborate in the transformation process in social reality of the students of Basic Education, contributing to the citizen training of their students, in the search for the realization of a more egalitarian, fair and democratic society.  
Keywords: Formação de Professores
Geografia- formação de professores.
Formação cidadã
Teacher training
Geography - teacher training.
Citizen formation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12810
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MÁRCIO JOSÉ DE LIMA PEREIRA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2012.pdfMárcio José de Lima Pereira. TCC. Licenciatura em Geografia. 2012.7.83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.