Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12811
Title: Cinema e ensino de Geografia: uma discussão a partir do filme " Vidas Secas".
Other Titles: Cinema and Geography teaching: a discussion based on the film "Vidas Secas".
???metadata.dc.creator???: LACERDA, Maria do Socorro Vieira de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GALVÃO, Josias de Castro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
Keywords: Cinema - ensino de geografia;Metodologia do ensino de geografia;Cinema - Geography Teaching;Geography teaching methodology
Issue Date: 13-Dec-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LACERDA, Maria do Socorro Vieira de. Cinema e ensino de geografia:uma discussão a partir do filme "Vidas Secas". 2012. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tern como objetivo discutir a utilizacao do cinema, enquanto metodologia de ensino, nas aulas de Geografia. Para tanto, empreendemos inicialmente uma discussao sobre a historia do Cinema deste os irmaos Lumiere ate os dias atuais, sobre os gencros cinematograficos e apontamos tres conceitos de cinema com a finalidade aprofundarmos nosso conhecimento e ideias sobre esta arte centenaria. Discutimos ainda como se da a representaeao do Espaco Geografico, objeto de estudo da Geografia, pelo cinema e, de maneira sucinta, como podemos usar os filmes em sala, levando em consideracao que sao inumeras as obras cinematograficas que trazem como tematica um acontecimento geografico como questdes social, economica e cultural, regionalismos, territorialidades, dinamiea natural, populacao, cidade, campo, geopolitica, preconceito, dentre outros. Mais adiante, discorremos sobre a importancia de utilizar recursos pedagogicos em sala de aula na atual conjuntura da sociedade, com enfase no cinema e apontamos algumas possibilidades de uso do cinema em sala. Debatemos ainda sobre os fatores que impedem o uso do cinema nas aulas de Geografia, como carga horaria redu/.ida e escassez de aparelhos de DVDs, Data Show, VHS, entre outros, bem como sobre os usos improprios deste recurso em sala, como o cinema como tapaburaco, so cinema. Por ultimo, realizamos uma analise geografica do filme Vidas Seem, de Nelson Pereira dos Santos e apresentamos uma metodologia para a sua "desconstrucao" na aula de Geografia. Para o desenvolvimento do nosso trabalho partimos de uma perspectiva discursiva, tendo em vista o cstabclecimento de um debate acerca das questdes que norteiam o Cinema, o Ensino e a Geografia. Alem disso, utilizamos a abordagem qualitativa e pesquisa bibliografica. Como contribuicao teorica buscamos apoio em Barbosa (2000), Bernadet (1980), Napolitano (2011), Neves & Ferraz (2007), Nogueira (2010), entre outros que abordam a tematica em questao. A partir dessa abordagem, acreditamos que possamos melhorar, ampliar e mudar antigos metodos pedagogicos nas aulas de Geografia, considerados enfadonhos, desinteressantes e cansativos tanto para o aluno quanto para o professor.
Abstract: The present work aims to discuss the use of cinema, as a methodology teaching in Geography classes. To this end, we initially started a discussion about the history of Cinema from the Lumiere brothers to the present day, about genres cinematographic and point out three concepts of cinema in order to deepen our knowledge and ideas about this century-old art. We also discuss how to representation of the Geographic Space, object of study of Geography, by cinema and, succinctly, how can we use films in the classroom, taking into account that they are countless cinematographic works that bring as a theme a geographic event as social, economic and cultural issues, regionalisms, territorialities, natural dynamics, population, city, countryside, geopolitics, prejudice, among others. Further on, we discuss on the importance of using pedagogical resources in the classroom in the current situation of the society, with an emphasis on cinema and we point out some possibilities of using cinema in living room. We also discussed the factors that prevent the use of cinema in Geography classes, such as reduced workload and shortage of DVD players, Data Show, VHS, among others, as well as the improper uses of this resource in the classroom, such as cinema as tapaburaco, only cinema. Finally, we conducted a geographic analysis of the film Vidas Seem, by Nelson Pereira dos Santos and we present a methodology for his "deconstruction" in the geography class. For the development of our work we start from a perspective discursive, in view of the establishment of a debate on the issues that guide the Cinema, Teaching and Geography. In addition, we use the qualitative approach and research bibliography. As a theoretical contribution we seek support in Barbosa (2000), Bernadet (1980), Napolitano (2011), Neves & Ferraz (2007), Nogueira (2010), among others who address the thematic in question. From this approach, we believe that we can improve, expand and change old pedagogical methods in Geography classes, considered boring, uninteresting and tiring for both the student and the teacher.
Keywords: Cinema - ensino de geografia
Metodologia do ensino de geografia
Cinema - Geography Teaching
Geography teaching methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12811
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DO SOCORRO VIEIRA DE LACERDA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2012.pdfMaria do Socorro Vieira Lacerda. TCC. Licenciatura de Geografia. 2012.7.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.