Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12812
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUZA, Marcos Assis Pereira de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, M. A. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9554544349270438pt_BR
dc.contributor.referee1GOMES, Henaldo Moraes.-
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.-
dc.description.resumoO presente estudo de cunho bibliografico aborda a tematica sobre o estagio supervisionado, com pressupostos nas perspectivas atuais na formacao docente. Tern como proposito um estudo com mais profundidade dos subsidies teoricos sobre o problema, a indagar: que perspectiva atual o estagio supervisionado pode possibilitar na formacao docente do academico no curso de Geografia? Neste sentido, procura responder a problematica numa analise da contribuicao desse estagio supervisionado, no qual delimita alem do embasamento teorico, um relato de experiencia advindo do estagio realizado numa escola publiea do Ensino Fundamental e Medio, sediada na cidade de Santa Helena - PB. A partir dai, buscar identificar as dificuldades que os academicos enfrentam na realiza9ao do estagio supervisionado no curso de Geografia. O estudo encontra-se delineado com o eixo tematico com os seguintes topicos: O estagio supervisionado nas institui^oes de ensino superior, com o resgate historico e o seu desenvolvimento nas eseolas de forma9ao docente; o estagio supervisionado numa rela9ao teorico-pratica e, o relato de experiencia do estagio supervisionado, promovido pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia - Campus de Cajazeira - PB. Para tanto, buscou-se uma literatura em autores que enfoeam a tematica do estudo, como destaque: Bianchi et. al. (2002), LDB 9394/96 em Brasil (1996), Koogan Houaiss (2009), Accacio (1990), Schon apud Alarcao (1996), Pinheiro (1966, apud Pimenta, 1997), (BRASIL, 2007), Buriolla (2001), Pimenta (1997), Piconez (2006), Freire (2007), Resolu9ao N° 03/2008 (UFCG, 2008), entre outros, que abordam a tema supracitado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleO estágio supervisionado: perspectivas atuais na formação docente.pt_BR
dc.date.issued2013-12-10-
dc.description.abstractThe present study addresses the nature of literature on the topic supervised training with assumptions on current perspectives in teacher education. Aims to study in more depth the theoretical support about the problem, to inquire, that the current approach may allow supervised training in teacher education in the academic course in Geography? In this sense , seeks to address the issue on an analysis of the contribution of this supervised training , in which delimits beyond the theoretical basis , a report of arising experience of internship in a public school, elementary and high school located in the city of Helena - PB . From there , try to identify the difficulties students face in completing the supervised course in Geography . The study is outlined with the main theme with the following topics : The supervised training in higher education institutions , with the historical restoration and development of teacher education in schools , the supervised a theory-practice relationship and reporting of supervised experience performed in a public school , sponsored by Full Degree Course in Geography - Campus Cajazeira - PB . To this end, we sought a literature authors that focus on the theme of the study, as highlighted : Bianchi et. al. (2002 ) , LDB 9394/96 in Brazil (1996 ) , Koogan Concise Oxford (2009 ) , Accacio (2013 ) , cited Alarcao Schon (1996 ) , Pine (1966 , cited in Pepper , 1997) , ( BRAZIL , 2007) , Buriolla ( 2001) , Pepper (1997 ) , Piconez (2006 ) , Freire (1997 ) , Resolution No. 03 /2008 (UFCG , 2008), among others , to address the aforementioned issue .pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12812-
dc.date.accessioned2020-05-14T01:09:16Z-
dc.date.available2020-05-14-
dc.date.available2020-05-14T01:09:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGeografia -formação docentept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectGeography - teacher trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM, Agnelia Braz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe supervised internship: current perspectives in teacher education.pt_BR
dc.identifier.citationROLIM, Agnelia Braz. O estágio supervisionado: perspectivas atuais na formação docente. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGNELIA BRAZ ROLIM.TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2013.pdfAgnelia Braz Rolim. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013.2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.