Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12819
Title: A educação ambiental no curso de licenciatura em geografia do CFP/UFCG: uma análise sobre sua implementação na formação docente.
Other Titles: Environmental education in the geography degree course at CFP / UFCG: an analysis of its implementation in teacher education
???metadata.dc.creator???: SILVA, Sandra Veríssimo da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SCHWARZ, Maria Luiza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Francisco Augusto de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
Keywords: Formação de professores- educação ambiental;Educação ambiental;Formação de professores- licenciatura em geografia;Teacher training - environmental education;Environmental education;Teacher training - degree in geography
Issue Date: 12-Dec-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Sandra Veríssimo da. A educação ambiental no curso dde licenciatura m Geografia do CFP/UFCG: uma análise sobre sua implementação na formação docente. 2012. 115f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho visa o estudo da Educacao Ambiental na formacao de professores, tendo como objetivo principal a analise da Educacao Ambiental no curso de liceneiatura em Geografia do CFP/UFCG. Considerando as diferentes percepcoes de alunos e professores sobre as questoes relacionadas a Educacao Ambiental. Analisar-sea como a mesma esta proposta no curso, para que os formandos (futuros professores) tenham os conhecimentos necessarios para inserir essa tematica nas suas praticas de ensino. A metodologia abrangeu pesquisas bibliograficas, mediante uma literatura especializada dentro do tema da pesquisa. Foi analisado se a Educacao Ambiental esta sendo proposta, verificando os documentos (PPC). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com dados quantificaveis a partir da analise interpretativa dos mesmos, coletados atraves de questionarios. Estes com perguntas semi-estruturadas, realizadas junto aos professores e alunos concluintes do curso de geografia. Para a analise e interpretacao dos dados dos questionarios, baseou-se especialmente em Bittar (2007), utilizando a metodologia de analise de conteiido de Bardin (1977). Os resultados identificaram que a Educacao Ambiental e uma disciplina especlfica na grade curricular. Ela esta articulada para que os licenciados desenvolvam atividades teoricometodologicas relacionadas a tematica. Entretanto, constatou-se tambem certa fragilidade no que se refere aos subsidios teoricos e praticos que favorecam a forma9ao de professores para trabalhar com a Educacao Ambiental na escola, assumindo a relacao teoria/pratica e o seu earater critico transfonnador. A pesquisa mostra que o principal desafio para a consolidacao dessa proposta relaciona-se a necessidade de revisao da abordagem das questoes ambientais no nivel superior, principalmente na formacao de professores, pois os licenciados encontram-se despreparados para tratar das questoes ambientais a luz dos objetivos e principios da Educação Ambiental.
Abstract: The present work aims to study Environmental Education in the formation of teachers, having as main objective the analysis of Environmental Education in the course degree in Geography from CFP / UFCG. Considering the different perceptions of students and teachers on issues related to Environmental Education. Analyze yourself this proposal in the course, so that the trainees (future teachers) have the necessary knowledge to insert this theme in their teaching. The methodology covered bibliographic research, through a literature specialized within the research topic. It was analyzed whether Environmental Education is being proposed, verifying the documents (PPC). It is a research of qualitative approach, with quantifiable data from the interpretative analysis of the themselves, collected through questionnaires. These with semi-structured questions, carried out with teachers and students concluding the geography course. To the analysis and interpretation of questionnaire data, was based especially on Bittar (2007), using Bardin's content analysis methodology (1977). The results identified that Environmental Education is a specific discipline in the grid curriculum. It is articulated so that the graduates develop theoretical-methodological activities related to thematic. However, there was also a certain fragility with regard to theoretical and practical subsidies that favor training of teachers to work with Environmental Education at school, assuming the relationship theory / practice and its critical transfater earater. Research shows that the main challenge for the consolidation of this proposal is related to the need to review the approaching environmental issues at the top level, mainly in the formation of teachers, as graduates are unprepared to deal with issues in the light of the objectives and principles of Environmental Education.  
Keywords: Formação de professores- educação ambiental
Educação ambiental
Formação de professores- licenciatura em geografia
Teacher training - environmental education
Environmental education
Teacher training - degree in geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12819
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA VERÍSSIMO DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2012.pdfSandra Veríssimo da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2012.5.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.