Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12820
Title: A relação professor aluno: contribuições para a construção dos conhecimentos geográficos.
Other Titles: The teacher-student relationship: contributions to the construction of geographical knowledge
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Carlos Daví Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
Keywords: Geografia-educação;Ensino de geografia;Relação professor-aluno;Aprendizagem- ensino de geografia;Geography-education;Geography teaching;Teacher-student relationship;Learning - teaching geography
Issue Date: 19-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Carlos Davi Alves. A relação professor aluno: contribuições para a construção dos conhecimentos geográficos. 2013. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho monografico tern como meta primordial, refletir sobre a construcao dos conhecimentos geograficos a partir do pressuposto de que deve haver um bom relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. O orientador deve educar para mudancas e liberdades possiveis, com uma abordagem global, visando preparar seus alunos para conviverem em uma sociedade cheia de conflitos e competicSes, para que eles aprendam desde cedo seus direitos e responsabilidades. Cabe ao educador ter consciencia de que ele esta la, nao so para falar, mas para trocar experiencias com seus alunos. Por isso, diante dessa situacao, o professor deve interagir trazendo momentos descontraidos onde os alunos sintamse a vontade para opinar, tornando a aula mais interessante e a aprendizagem satisfatoria. Dessa maneira, ele tanto ensina quanta adquire novos conhecimentos. Portanto, nao existe aprendizagem se nao existir um bom relacionamento entre professor e aluno. E, na tentativa de amenizar a situacao, abordamos neste Trabalho de Conclusao de Curso (TCC), varios caminhos a serem seguidos para conseguir uma aprendizagem de qualidade. Mas o que se pode dizer em meio a tudo isso e que professores e alunos devem caminhar sempre juntos em busca de realizacoes, em que por meio do dialogo, ambos consigam realizar os objetivos desejados. Para tanto, nossa discussao tem como ponto de partida, a educacao como caminho para a formacao humana, onde transcrevemos como se da a relacao professor aluno, o para que dos conhecimentos, os saberes necessarios e o papel dos professores nesse processo. Alem disso, refletimos sobre os procedimentos metodologicos utilizados na pesquisa, desde as referencias bibliograficas, aplicacao de questionarios, coleta, analise, interpreta5ao de dados ate a opcao pelo ensino medio, concluindo com o que dizem professores e alunos a respeito do tema em questao, a aprendizagem geografica.
Abstract: This monography has as primary goal to reflect about the construction of the geographical knowledge, starting from the presupposition that must exist a good relationship between a teacher and a student on the process of teaching and learning. The advisor must educate for changes and possible freedom, with a global approach, aiming to prepare theirs students to survive on a society full of conflicts and competitions, so they can learn soon what are theirs rights and responsabilities. It's job of the educator to have known that he is there not just for talk, but to trade experiences with the students. Therefore, according with this situation, the teacher must Interact bringing relaxed moments where the students feel themselves the will to give their opinions, making that class more interesting and the learning process more satisfactory. So, he teaches while improves his knowledge. Consequently, there is no learning if there isn't a good relationship between teacher and student. And, on a try to settle the situation, we have approached in this Coursework, many ways to be followed to achieve a better learning. Therefore, we can say that, amid all this, teachers and students must always work together searching for achievements, and by the dialogue both can achieve what they wish. Our discussion has as origin the education as a way to the human formation, where we transcribe how it's the relationship between teacher/student, the reason for the knowledge and the job of the teacher on this process. Besides this, we reflect about the methodological procedures used to search, since the references, questionnaires, gathering, analysis, interpretation of data to the choice of the High School, concluding with what teachers and students say about the theme, the geographic learning.
Keywords: Geografia-educação
Ensino de geografia
Relação professor-aluno
Aprendizagem- ensino de geografia
Geography-education
Geography teaching
Teacher-student relationship
Learning - teaching geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12820
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLOS DAVI ALVES BARBOSA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2013.pdfCarlos Daví Alves Barbosa. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013.3.9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.