Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12821
Title: O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica.
Other Titles: Geography teaching in urban and rural areas in the municipality of Aurora Ceará: a methodological discussion.
???metadata.dc.creator???: LUNA, Cicera Jaqueline de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Valter Ferreira.
Keywords: Geografia-estudo e ensino;Formação de professores de geografia;Ensino de geografia-Aurora- Ceará;Geography-study and teaching;Geography teacher training;Geography teaching-Aurora- Ceará
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUNA, Cicera Jaqueline de. O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa propoe-se a fazer uma discussao metodologica sobre o ensino de geografia no campo e na cidade, refletindo sobre os fatores que levam os professores desses espacos a utilizarem em suas aulas uma metodologia tradicional, pautada na memorizacao e na reprodueao do livro didatico. Para atingir esse objetivo, prornovemos, inicialmente, uma discussao teorica acerca da metodologia de ensino de geografia no espaco urbano e rural, buscando analisar se os professores no campo e na cidade relacionam o conteiido com o cotidiano dos alunos, ou seja, se levam em consideracao a especificidade do lugar como metodologia nas aulas de geografia. A seguir, prornovemos uma analise sobre a intcrferencia da formacao docente na metodologia empregada nas aulas de geografia no campo e na cidade. Para a obtencao do resultado no presente trabalho, baseamo-nos em pesquisas empiricas realizadas em duas escolas do Municipio de Aurora-CE, scndo uma escola localizada no campo e outra na cidade. A referida pesquisa foi efetivada com os alunos do 7° e 8° ano do Ensino Fundamental das escolas Tabeliao Jose Pinto Quezado e Antonio Amancio da Cruz, sendo que, a partir da observaclo do cotidiano escolar, foram aplicados questionarios para os alunos e professores desses dois espacos, atraves dos quais buscamos debater sobre a metodologia de ensino de geografia e a interferencia da formacao docente na metodologia empregada, bem como fomentar discussoes sobre os problemas presentes no ensino de geografia.
Abstract: This research proposes to make a methodological discussion on the teaching of geography of the country and the city, reflecting on the factors that lead teachers to use these spaces in their traditional classes a methodology, based on memorization and reproduction of textbooks. To achieve this goal, we promote an initial theoretical discussion about the methodology of geography teaching in urban and rural areas, trying to analyze whether teachers of rural and urban relate the content with the daily lives of students, ie, are taken into account the specificity of the place as a methodology in geography lessons. Next, we promote an analysis of the interference of teacher training in the methodology used in geography lessons from the field and the city. To obtain the result in the present work, we rely on empirical research conducted in two schools in the city of Aurora-CE is a school located in the field and another in the city. That research was carried out with students of 7th and 8th grade of elementary school school Notary Jose Pinto Quezado and Antonio Amancio Cross, and from the observation of everyday school life, questionnaires were administered to students and teachers of these two spaces, through which we seek to discuss the methodology of teaching geography and interference of teacher training in the methodology, as well as fostering discussions about the problems present in the teaching of geography.
Keywords: Geografia-estudo e ensino
Formação de professores de geografia
Ensino de geografia-Aurora- Ceará
Geography-study and teaching
Geography teacher training
Geography teaching-Aurora- Ceará
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12821
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERA JAQUELINE DE LUNA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2013.pdfCícera Jaqueline de Luna. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013.6.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.