Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12826
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerra.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Francisco Augusto de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa se propoe a fazer uma discussao sobre as contribuicoes dos trabalhos de campo como metodologia de ensino referente a educacao geografica escolar. Essa atividade proporciona aproximacao entre o objeto estudado e o individuo, ou seja, constitui um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo e, portanto um otimo ambiente de ensino, pois possibilita uma maior compreensao e liga9ao dos assuntos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, promove maior socializa9ao de grupos e dinamiza o trabalho do professor. Alem de enfatizar as contribui9oes do trabalho de campo atraves de uma discussao teorica, objetivou-se desenvolver a pesquisa sobre as principais dificuldades enfrentadas pela professora de Geografia da E.E.I.F Antonio Amancio da Cruz, localizada no municipio de Aurora - CE em rela9ao a realiza9ao do mesmo. Em seguida propos-se a realiza9ao de um trabalho de campo, com os alunos do 8° ano da referida escola. As informa9oes foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas ao Nucleo Gestor e aos demais professores da escola, onde se efetuou uma sondagem diagnostica que facilitou a escolha da turma para ir a campo, alem de um questionario entregue a professora de Geografia da turma, e outro entregue aos alunos no retorno do trabalho de campo. Verificouse entao que apesar das dificuldades para a realiza9ao desta atividade, eles favorecem bastante o processo de ensino-aprendizagem, a partir da liga9ao entre teoria e pratica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleTrabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractTo present researches i f proposes to do a discussion about the contributions of the field works as teaching methodology regarding the school geographical education. That activity provides approach between the studied object and the individual, in other words, it constitutes an important element for the process teaching-learning. The field is, therefore a great teaching atmosphere, because it makes possible a larger understanding and connection of the subjects worked in class room with a complex reality, it promotes larger to socialize of groups and dinamiza the teacher's work. Besides emphasize-millstones the contributions of the field work through a theoretical discussion, we aimed at to develop the research about the main difficulties faced by the teacher of Geography of E.E.I.F Antonio Amancio of Cruz, located in the municipal district of Dawn - CE in relation to the accomplishment of the same. Soon after we propose the accomplishment of a field work, with the students of the 8th year of the referred school. The information were collected through applied interviews to the Nucleus Manager and the other teachers of the school, where occurred a survey to diagnose that facilitated the choice of the group to go to field, besides a questionnaire he/she given to the teacher of Geography of the group, and another given to the students in the return of the field work. We verified then that in spite of the difficulties for the accomplishment of this activity, they favor plenty the teaching-learning process, starting from the connection between theory and practice.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12826-
dc.date.accessioned2020-05-14T21:21:45Z-
dc.date.available2020-05-14-
dc.date.available2020-05-14T21:21:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia-estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTrabalho de campo- ensino de geografia.pt_BR
dc.subjectDidática- geografiapt_BR
dc.subjectGeography-study and teachingpt_BR
dc.subjectFieldwork - teaching geographypt_BR
dc.subjectDidactics - geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Halline Tavares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFieldwork in the teaching of Geography and its contributions to the teaching-learning processpt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Halline Tavares de. Trabalho de campo no ensino de geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HALLINE TAVARES DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2013.pdfHalline Tavares de Souza. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013.7.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.