Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12828
Title: A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.
Other Titles: Geography in the early years of basic education: the art of reading, investigating and understanding the world / place.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Isabel Serafim da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
Keywords: Geografia- ensino;Educação básica -geografia;Relação professor-aluno;Aprendizagem- ensino de geografia;Geography - teaching;Basic education - geography;Teacher-student relationship;Learning - teaching geography
Issue Date: 19-Apr-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Isabel Serafim da. A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo monografico de carater bibliografico tern como tematica o ensino de geografia nos anos iniciais da educacao basica, no qua! procura rever a arte de let, investigar e compreender o mundo/lugar com o proposito de aprofundar a questao sobre os conceitos fundamentals no ensino de geografia. Assim, busca seguir seu objetivo, no qua! centra num resgate da maneira mais compreensiva de trabalhar os conceitos geograficos sobre a ideia de lugar, paisagem, regiao; espaco, territorio e sociedade, forma esta que se faca uma abordagem frente a realidade no ambiente a ser estudado. Desta forma, o estudo focaliza o eixo tematico voltados para as discussoes pertinentes relacionadas ao ensino da geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, tern como topicos: o ensino da geografia na atualidade: aspectos historicos e estruturais e suas concepcoes no ensino, as contribuicoes dos Parametros Curriculares Nacionais - PCN's no ensino de geografia, com a construcao de conceitos geograficos; o ensino da geografia a partir do planejamento e a pratica pedagogica no ensino fundamental, tendo foco a importancia de trabalhar o conhecimento geografico sobre o espaco, bem como, algumas sugestoes e procedimentos no ensino de geografia com a caracterizacao do ambiente a ser estudado, levando em consideracao os conceitos geograficos no municipio de Mato Grosso - PB. Para tanto, buscou-se fundamentos teoricos como suporte autores que abordam a tematica os conceitos geograficos, dentre os quais, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), Diniz filho (2009), Straforini (2004), Parametros Curriculares Nacionais de geografia - PCN's em Brasil (1998 e 2001), Vessentini (1995), Moraes, (1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) entre outros que abordam a tematica.
Abstract: This monographic character of literature has as its theme the teaching of geography in the early years of basic education, which seeks to review the art of reading, researching and understanding the geographical space in order to deepen the question of the fundamental concepts in teaching geography. So, follow your quest objective, which focuses on a rescue in the most comprehensive work on the geographical concepts the idea of place, landscape, region, space, territory and society, so that they make an approach towards reality in the environment to be studied. Thus, the study focuses on the main theme focused on relevant discussions related to the teaching of geography in the early years of elementary school, and has the topics: the teaching of geography at the present time: historical aspects and structural concepts and their teaching; contributions National Curriculum Parameters - PCN's in teaching geography, with the constaiction of geographical concepts, and the teaching of geography from the planning and pedagogical practice in primary education, with focus on the importance of working knowledge about the geographic space as well as some suggestions and procedures in teaching geography to characterize the environment to be studied, taking into account the geographical concepts in the municipality of Mato Grosso - PB Therefore, we sought theoretical support authors as to the thematic geographical concepts, among which, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), son Diniz (2009), Straforini (2004), National Curriculum geography - NCP's in Brazil (1998 and 2001), Vessentini (1995), Moraes (1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) among others that address the topic.
Keywords: Geografia- ensino
Educação básica -geografia
Relação professor-aluno
Aprendizagem- ensino de geografia
Geography - teaching
Basic education - geography
Teacher-student relationship
Learning - teaching geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12828
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABEL SERAFIM DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2013.pdfIsabel Serafim da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013.3.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.