Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12829
Title: As práticas pedagógicas do professor de geografia no ensino médio.
Other Titles: The pedagogical practices of the geography teacher in high school.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Jamires Monteiro da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SCHWARZ, Maria Luiza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
Keywords: Geografia- metodologia;Metodologia - ensino de geografia;Professor de Geografia- metodologia de ensino;Geography - methodology;Methodology - geography teaching;Geography teacher - teaching methodology
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Jamires Monteiro do. As práticas pedagógicas do professor de Geografia no ensino médio. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tern por tema as praticas pedagogicas do professor de geografia no ensino medio. Diante da real id ad e questionada sobre os instrumentos didaticos utilizados no ensino de geografia optamos por estudar as experiencias e praticas vivenciadas pelos educadores na Escola Estadual do Ensino Fundamental e Medio Professor Crispim Coelho da cidade de Cajazeiras- PB. O objetivo de estudo e identificar as praticas dos educadores de geografia no ensino medio. Caracterizar as metodologias utilizadas pelos professores, correlacionar a metodologia com o conteudo especifico e verificar o uso dos recursos tecnologicos nas aulas de geografia. A pesquisa investigou educadores e educandos do ensino medio em tres turnos (manha, tarde e noite), no que diz respeito as praticas pedagogicas do educador do ensino de geografia. Dessa forma o primeiro capitulo faz uma analise sobre o ensino de geografia desde os jesuitas ate os dias atuais. Assim procuramos apresentar de forma clara e contextualizada o conteudo da discipline de geografia "sob" diferentes pontos. No segundo capitulo apresentamos o percurso metodologico na busca de uma melhor explicagao e compreensao dos objetos em estudo. A metodologia do estudo do caso, os sujeitos da pesquisa, e por fim os instrumentos da coleta de dados. O terceiro capitulo apresenta os relatos dos educadores e educandos, seguido das conclusoes. Sendo assim concluimos que o professor e de fundamental importancia no processo de ensino e aprendizagem, e deve procurar maneiras de ampliar as metodologias para lecionar os conteudos de geografia. Dependendo da metodologia de ensino que ele utilizara podera proporcionar aula criativa e dinamica que possa despertar nos alunos momentos de prazer ao estudar. O professor deve estar repensando a sua pratica, pois estara contribuindo na formacao dos cidadaos mais conscientes e criticos.
Abstract: The present study is subject Pedagogical practices of the teacher of geography in high school. Faced with the reality questioned about the instruments used in teaching geography education have opted to study the experiences and practices experienced by educators in the State School of Elementary and Secondary Education Teacher Crispim Rabbit City Cajazeiras-PB. The aim of the study is to identify practices of educators geography in high school. Characterize the methodologies used by teachers, the methodology correlate with specific content and check the use of technological resources in geography lessons. The research investigated teachers and students of high school in three shifts (morning, afternoon and evening), with regard to the pedagogical practices of the teacher's teaching geography. Thus the first chapter provides an analysis on the teaching of geography from the Jesuits to the present day. So try to present in a clear and contextualized content of the discipline of geography "under " different points. In the second chapter we present the methodological approach in the search for a better explanation and understanding of the objects under study. The methodology of the case study, the research subjects, and finally the instruments of data collection. The third chapter presents the stories of educators and students, followed by the conclusions. Thus we conclude that the teacher is crucial in the process of teaching and learning, and should look for ways to extend the methodologies to teach the contents of geography. Depending on the teaching methodology that it uses can provide creative and dynamic class that can awaken in students studying the moments of pleasure. The professor must be rethinking their practice, as will be contributing in the formation of citizens more aware and critical.
Keywords: Geografia- metodologia
Metodologia - ensino de geografia
Professor de Geografia- metodologia de ensino
Geography - methodology
Methodology - geography teaching
Geography teacher - teaching methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12829
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMIRES MONTEIRO DA SILVA.TCC.LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2013.pdfJamires Monteiro da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013.3.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.