Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12832
Title: A metáfora da violência na sala de aula.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Abdoral Inácio da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Jorgevaldo de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOARES, Magnay Erick Cavalcante
???metadata.dc.contributor.referee2???: BARROS, Alvanira Lucia de
Keywords: Metáfora;Linguagem;Ambiente Escolar;Violência escolar;Metaphor;Language;School environment;School violence
Issue Date: 13-Dec-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Abdoral Inácio da. A metáfora da violência na sala de aula. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Língua Portuguesa)-Centro de Formação de Professores.Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras,Paraíba,2012.
???metadata.dc.description.resumo???: A linguagem verbal e uma das formas mais importantes para a comunicacao humana. E atraves dela que o ser humano expressa o pensamento e interage com os outros. O uso da linguagem para atender as necessidades comunicacionais e materials passa, por vezes, para uma dimensao metaforizada e nesse sentido as ideias passam a ser expressas por meio de constru9oes metaforicas, pois esse uso, ao longo da evolu9&o humana, se constituiu em uma maneira eficaz de convivio social. A fundamenta9ao teorica baseou-se na teoria de Lakoff e Johson sobre metaforas cotidianas e de como 0 uso metaforico das ideias tem como referenda alguns aspectos relacionados ao corpo humano, por exemplo, por isso a maioria das metaforas tem o referencial das percep9oes humanas, tais como dire9§o, dimensao, entre outras. Uma das motiva9oes para que o uso metaforico se transforme em atitudes fisicas, como a violencia, e descrita ao longo deste trabalho e reflete um comportamento que vem tornando-se comum em diversos ambientes sociais, como a escola, o que gerou o objeto deste estudo: a violencia em sala de aula a partir de constra9oes metaforizadas, a partir de textos produzidos por alunos do 3° ano do Ensino Medio sobre o tema. Salientamos, tambem, que a violencia no ambiente escolar com^ a quase sempre atraves de constixMfoes linguisticas que conduzem a agressividade, hoje convencionado como bullyng.
Abstract: Verbal language is one o f the most important forms for human communication. It is through it own that human being expresses thoughts and interacts with others. The use o f language to assist the material needs often goes through a metaphorized dimension and in this sense the ideas begin being expressed through metaphorical constructions, because this use, along humanevolution, has become an effective way to social life.The theoretical rationale was based on the theory o f Lakoff and Johnson on everyday metaphors and howthe metaphorical use of the ideas has as reference some aspects related to the human body, for example, that is why most metaphors have the reference o f human perceptions, such as direction, dimension, among others. One o f the motivations for the metaphorical use to become into physical attitudes, like violence, is described along this work and reflects a behavior that has become common in many social settings, such as school, which gives us the study object: violence in the classroom from metaphorized constructions from texts produced by students o f the 3rd year o f high school on the topic. We also emphasize that violence at school almost always begins by linguistic constructions that lead to aggression, bullyng.
Keywords: Metáfora
Linguagem
Ambiente Escolar
Violência escolar
Metaphor
Language
School environment
School violence
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12832
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABDORAL INÁCIO DA SILVA.TCC.ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA.2012..pdfAbdoral Inácio da Silva.TCC.Especialização em Língua Portuguesa.2012.2.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.