Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12832
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Magnay Erick Cavalcante.
dc.contributor.referee2BARROS, Alvanira Lucia de.
dc.description.resumoA linguagem verbal e uma das formas mais importantes para a comunicação humana. E através dela que o ser humano expressa o pensamento e interage com os outros. O uso da linguagem para atender as necessidades comunicacionais e materiais passa, por vezes, para uma dimensão metaforizada e nesse sentido as idéias passam a ser expressas por meio de construções metafóricas, pois esse uso, ao longo da evolu9&o humana, se constituiu em uma maneira eficaz de convívio social. A fundamenta9ao teorica baseou-se na teoria de Lakoff e Johson sobre metáforas cotidianas e de como 0 uso metafórico das idéias tem como referenda alguns aspectos relacionados ao corpo humano, por exemplo, por isso a maioria das metáforas tem o referencial das percep9oes humanas, tais como direção, dimensão, entre outras. Uma das motiva9oes para que o uso metafórico se transforme em atitudes físicas, como a violência, e descrita ao longo deste trabalho e reflete um comportamento que vem tornando-se comum em diversos ambientes sociais, como a escola, o que gerou o objeto deste estudo: a violência em sala de aula a partir de constra9oes metaforizadas, a partir de textos produzidos por alunos do 3° ano do Ensino Médio sobre o tema. Salientamos, tambem, que a violência no ambiente escolar como quase sempre através de constixMfoes lingüísticas que conduzem a agressividade, hoje convencionado como bullyng.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA metáfora da violência na sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2012-12-13
dc.description.abstractVerbal language is one o f the most important forms for human communication. It is through it own that human being expresses thoughts and interacts with others. The use o f language to assist the material needs often goes through a metaphorized dimension and in this sense the ideas begin being expressed through metaphorical constructions, because this use, along humanevolution, has become an effective way to social life.The theoretical rationale was based on the theory o f Lakoff and Johnson on everyday metaphors and howthe metaphorical use of the ideas has as reference some aspects related to the human body, for example, that is why most metaphors have the reference o f human perceptions, such as direction, dimension, among others. One o f the motivations for the metaphorical use to become into physical attitudes, like violence, is described along this work and reflects a behavior that has become common in many social settings, such as school, which gives us the study object: violence in the classroom from metaphorized constructions from texts produced by students o f the 3rd year o f high school on the topic. We also emphasize that violence at school almost always begins by linguistic constructions that lead to aggression, bullyng.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12832
dc.date.accessioned2020-05-14T22:59:08Z
dc.date.available2020-05-14
dc.date.available2020-05-14T22:59:08Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMetáforapt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectAmbiente Escolarpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectMetaphorpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectSchool violencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Abdoral Inácio da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Abdoral Inácio da. A metáfora da violência na sala de aula. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores.Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, 2012.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABDORAL INÁCIO DA SILVA.TCC. ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA.2012. (1).pdfAbdoral Inácio da Silva. TCC. Especialização em Língua Portuguesa.2012.2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.