Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12833
Title: O cinema como recurso didático e pedagógico no ensino de geografia.
Other Titles: Cinema as a didactic and pedagogical resource in the teaching of geography.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Sandilma Serafim da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Henaldo Moraes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
Keywords: Cinema-didática- ensino de geografia;Geografia- estudo e ensino;Cinema no ensino de geografia;Cinema-didactic- teaching of geography;Geography - study and teaching;Cinema in geography teaching
Issue Date: 12-Mar-2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Sandilma Serafim da. O cinema como recurso didático e pedagógico no ensino de geografia. 2013. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo de carater bibliografico tern como foco "O cinema como recurso didatico e pedagogico no ensino de Geografia", tendo como proposito de buscar subsidios teoricos sobre a problematica em estudo. Assim busca seguir seu objetivo, no qua! centra em analisar a conlribuicao que o cinema oferece no ensino de Geografia, bem como verificar a relacao que o cinema tern em motivar os alunos ir a busca de novos conhecimentos da realidade social e educacionais no ensino de Geografia. Para tanto, o estudo focaliza o eixo tematico direcionado para os topicos: o ensino da Geografia na atualidade, tendo como parametro a crise do estudo em sala de aula, observando as possibilidades de trabalhar a Geografia com a adesao dos sujeitos da aprendizagem; o cinema num enfoque historico, resgatando-o como a setima arte e sua atuacao no Brasil, com destaque a filmes que representam o movimento do cinema novo no Brasil e sua caracterizacao e o cinema no ensino de Geografia no espaco escolar, com os recursos que ajudam; as contribuicoes das novas tecnologias na insercao do cinema em sala de aula e as sugestoes e procedimentos ao utilizar o cinema em sala de aula no ensino de geografia, tendo como foco central o filme de longa-metragem Rio, 40 graus do diretor Nelson Pereira dos Santos no ano de 1955. Diante disso,buscou-se uma literatura em autores que enfocam a tematica do cinema trabalhado em sala de aula, assim como, sua importancia na aprendizagem de geografia. Tendo como destaque, Vesentini (2004), Lacoste (1988), Castrogiovanni (2007), Boechat (1998), Campos (2006), Libaneo (2002), Louro (2003), Geise (2004), Bernardet (1980), Napolitano (2008), Mascarello, (2012 - Historia do Cinema Mundial), Neves (2010), GKosmao e Sampaio (2005), Parametros Curriculares Nacionais (1998) e Salem (1987), entre outros, que abordam a tematica em estudo.
Abstract: This bibliographical study focuses on "Film as a teaching resource in the teaching and learning of Geography", with the purpose of seeking theoretical support on the issue under study Just follow your quest objective, winch focuses on analyzing the contribution that cinema offers in teaching Geography and verify the relationship that cinema has on motivating students to go to the search for new knowledge of social and educational in teaching Geography . Therefore, the study focuses on the thematic axis directed to the topics: the teaching of Geography in the news, having as parameter the crisis of study in the classroom observing the possibilities of working with the accession of Geography subject learning; cinema a historical approach, rescuing him as the seventh art and its operations in Brazil, highlighting the films that represent the motion of the new cinema in Brazil and its characterization and film in teaching Geography at school, with features that help, the contributions of new technologies in cinema inclusion in the classroom and the suggestions and procedures to use film in the classroom teaching of geography, with the central focus of the film feature film Rio, 40 degrees director Nelson Pereira dos Santos in 1955. Therefore, we sought a literature in which authors focus on the theme of the film worked in the classroom as well as its importance in learning geography. Having highlighted how, Vesentini (2004), Lacoste (1988), Castrogiovanni (2007), Boechat (1998), Fields (2006), Libaneo (2002), Blonde (2003), Geise (2004), Bernardet (1980), Napolitano (2008), Mascarello, (2012 - History of World Cinema), Neves (2010), Gusmao and Sampaio (2005), National Curriculum (1998) and Salem (1987), among others, to address the topic under study
Keywords: Cinema-didática- ensino de geografia
Geografia- estudo e ensino
Cinema no ensino de geografia
Cinema-didactic- teaching of geography
Geography - study and teaching
Cinema in geography teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12833
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDILMA SERAFIM DA SILVA. TCC.LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2013.pdfSandilma Serafim da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013.8.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.