Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12836
Title: Leitura,interlocução e produção de sentidos: o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II.
Other Titles: Reading, interlocution and production of meanings: what reveals the narrative texts of elementary school students II.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Rosimere Martins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, José Wanderley Alves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WANDERLEY, Naelza de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, Márcia Candeia.
Keywords: Leitura;Interlocução;Memórias;Ensino fundamental;Textos narrativos;Reading;Interlocution;Memoirs;Elementary School;Narrative texts
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA,Rosimere Martins de. Leitura,interlocução e produção de sentidos:o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II. 2008. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Língua Portuguesa)-Centro de Formação de Professores.Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras,Paraíba,Brasil,2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisa a leitura iiuma perspeetiva discursiva. Reflete sobre a construcao de sentidos a partir da adocao do genero narrativa, sob a forma de memorias transcriadas por alunos do Ensino Fundamental II da Escola Maria Marques de Sousa, da cidade de Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. Diversas possibilidades de leitura de mundo afloram da analise dos textos produzidos pelos alunos e seus interlocutores, visto o que possibilita desvelar as estrategias textuais que delimitam o transito do mundo ficcional ao mundo real num texto de memorias. Pelos olhos da Analise do Discurso e possivel efetivar-se a construcao de sentidos dos textos, num jogo interlocutivo em que se presentificam autor - leitor - autor - processo de producao, para provar que a leitura, enquanto produto(ra) de sentidos efetiva-se no espaco da interdiscursividade.
Abstract: This work analyzes reading from a discursive perspective. Reflects on the construction of senses from the adoption of the narrative genre, in the form of memories transcribed by Elementary School II students at Maria Marques de Sousa School, in the city of Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. Several possibilities for reading the world arise from the analysis of texts produced by students and their interlocutors, given that it makes it possible to unveil the textual strategies that delimit the transit from the fictional world to the real world in a text of memoirs. Through the eyes of Discourse Analysis it is possible to carry out the construction of meanings of texts, in an interlocutive game in which the author - reader - author - production, to prove that reading, as a product (ra) of meanings, is effective in the space of interdiscursivity.
Keywords: Leitura
Interlocução
Memórias
Ensino fundamental
Textos narrativos
Reading
Interlocution
Memoirs
Elementary School
Narrative texts
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12836
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSIMERE MARTINS DE SOUSA. TCC. ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2008.pdfRosimere Martins de Sousa. TCC. Especialização em Língua Portuguesa. 2008.1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.