Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12836
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1WANDERLEY, Naelza de Araújo.
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.description.resumoEste trabalho analisa a leitura iiuma perspeetiva discursiva. Reflete sobre a construcao de sentidos a partir da adocao do genero narrativa, sob a forma de memorias transcriadas por alunos do Ensino Fundamental II da Escola Maria Marques de Sousa, da cidade de Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. Diversas possibilidades de leitura de mundo afloram da analise dos textos produzidos pelos alunos e seus interlocutores, visto o que possibilita desvelar as estrategias textuais que delimitam o transito do mundo ficcional ao mundo real num texto de memorias. Pelos olhos da Analise do Discurso e possivel efetivar-se a construcao de sentidos dos textos, num jogo interlocutivo em que se presentificam autor - leitor - autor - processo de producao, para provar que a leitura, enquanto produto(ra) de sentidos efetiva-se no espaco da interdiscursividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLeitura, interlocução e produção de sentidos: o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II.pt_BR
dc.date.issued2008
dc.description.abstractThis work analyzes reading from a discursive perspective. Reflects on the construction of senses from the adoption of the narrative genre, in the form of memories transcribed by Elementary School II students at Maria Marques de Sousa School, in the city of Sao Jose da Lagoa Tapada - PB. Several possibilities for reading the world arise from the analysis of texts produced by students and their interlocutors, given that it makes it possible to unveil the textual strategies that delimit the transit from the fictional world to the real world in a text of memoirs. Through the eyes of Discourse Analysis it is possible to carry out the construction of meanings of texts, in an interlocutive game in which the author - reader - author - production, to prove that reading, as a product (ra) of meanings, is effective in the space of interdiscursivity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12836
dc.date.accessioned2020-05-15T16:23:20Z
dc.date.available2020-05-15
dc.date.available2020-05-15T16:23:20Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectInterlocuçãopt_BR
dc.subjectMemóriaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTextos narrativospt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectInterlocutionpt_BR
dc.subjectMemoirspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectNarrative textspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Rosimere Martins de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading, interlocution and production of meanings: what reveals the narrative texts of elementary school students II.
dc.identifier.citationSOUSA,Rosimere Martins de. Leitura,interlocução e produção de sentidos:o que revelam os textos narrativos de alunos do ensino fundamental II. 2008. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Língua Portuguesa)-Centro de Formação de Professores.Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras,Paraíba,Brasil,2008.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROSIMERE MARTINS DE SOUSA. TCC. ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2008.pdfRosimere Martins de Sousa. TCC. Especialização em Língua Portuguesa. 2008.1.71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.