Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12842
Title: As metodologias de ensino do professor de geografia: o caso da escola escola Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB.
Other Titles: The teaching methodologies of the geography teacher: the case of the Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB school.
???metadata.dc.creator???: FREITAS, João Paulo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
Keywords: Geografia- estudo e ensino;Metodologia do ensino de geografia;Estudo e ensino- Colégio Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB;Geography - study and teaching;Geography teaching methodology;Study and teaching - Colégio Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREITAS, João Paulo de Sousa. As metodologias de ensino do professor de geografia: o caso a Escola Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB. 2013. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa se propoe a fazer uma discussao sobre as metodologias do professor de geografia, visando o caso da escola Monsenhor Constantino Vieira. Refletiremos de inicio sobre a trajetoria do ensino da geografia escolar brasileira e os processos de renovagao passados por essa disciplina ao longo do tempo. Esta atividade proporciona descobrir como o ensino geografico esta acontecendo em sala de aula e como o mesmo e ministrado pelo professor. Fez-se uma abordagem sobre as metodologias e o ensino de geografia, para entendermos como as mesmas vem sendo discutidas ao longo do tempo e como a presenga dessa disciplina ocorreu no sistema educacional brasileiro. Abordou-se sobre o livro didatico e sua relagao com o ensino da geografia, buscando perceber sua contribuigao enquanto material didatico e nao como "ditador" do saber geografico. Adentrou-se sobre as questoes da formagao de professores, para que se pudesse compreender os processos de formagao e como a mesma influencia o educador na escolha das metodologias de ensino. Procurou-se clarear o processo de ensino nao depende exclusivamente da formagao de professores, mas sua construgao num conjunto com varios elementos, dos quais, as metodologias trabalhadas em sala de aula fazem parte. Interpretou-se a fala dos alunos que foram coletadas por meio de questionarios aplicados. Dedicamo-nos a entender cada resposta e, sobretudo, perceber qual a otica dos alunos a respeito dos processos metodologicos usados por seus professores para o ensino da geografia. A partir das respostas desses discentes, examinamos quais as metodologias que tern sido trabalhadas nas aulas de geografia. Constatamos diante do modelo de analise constituido para a pesquisa, envolvendo questoes relacionadas ao ensino e aprendizagem de geografia, que e preciso ser repensada a realidade em relagao aos procedimentos metodologicos e sobre as abordagens dos conteudos apresentados nas aulas do ensino geografico. Sabemos que as metodologias nao sao salvadoras do ensino, nem tao pouco, o professor, mas, a pesquisa pode nos revelar quao rico e importante e se trabalhar os conteudos por meio de processos metodologicos selecionados para cada conteudo, onde o maior beneficiado sera o aluno e seu futuro como cidadao.
Abstract: The present research proposes to make a discussion about the methodologies of the professor of geography, aiming at the case of school Monsenhor Constantino Vieira. Firstly, we will reflect on the trajectory of the Geography teaching in schools in Brazil and the processes of renewal that this discipline has been through over time. This activity provides discovering on how the geographic education has been happening in the classroom, and how it has been taught by the teacher. We have made an approach of the historic remission about the methodologies and the teaching of geography to understand how they have been discussed overtime e how the advancements on this subject have occurred on the educational system in Brazil. It was made an approach on the textbook and its relationship with the teaching of geography, seeking to realize its contribution as a didactic material and not as a "dictator" of geographic knowledge. Some questions about teachers' education were raised, so that we could understand the education processes and how they influence the educator on the choice of the teaching methodologies. We aimed to clarify that the teaching process depends not only of the teacher's education, but its construction in a set of various elements, in which, the methodologies put into practice in the classroom are part of them. We interpreted the speech of the pupils that were collected by means of applied questionnaires. We dedicated ourselves to understand every answer and, above all, realize what points of view the students have concerning the methodological processes used to teach geography. From the answers of those pupils, we examined which methodologies have been carried out in the geography classes. We found out, given the model of analysis established for the research. Involving questions related to teaching and learning of geography, that we need to rethink the reality related to the methodological procedures and about the content approaches presented in the classrooms of geography. We know that the methodologies are not redeemers of teaching, let alone the teacher, but the research can reveal to us how rich and important is to work the contents by means of methodological processes selected for each content, where the greatest benefit will be the student and his future as a citizen.
Keywords: Geografia- estudo e ensino
Metodologia do ensino de geografia
Estudo e ensino- Colégio Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB
Geography - study and teaching
Geography teaching methodology
Study and teaching - Colégio Monsenhor Constantino Vieira-Cajazeiras-PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12842
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO PAULO DE SOUSA FREITAS. TCC.LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2013.pdfJoão Paulo de Sousa Freitas. TCC. Licenciatura em Geografia. 2013.6.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.