Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12848
Title: Por entre histórias & currículos: dois professores e procedimentos didáticos - metodológicos na Escola Dom Moisés Coêlho (Cajazeiras - PB).
Other Titles: Between stories & curricula: two teachers and didactic - methodological procedures at Escola Dom Moisés Coêlho (Cajazeiras - PB).
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FERNANDES, Hercília Maria.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
Keywords: História - estudos e ensino;Currículo;Historiografia;History - Studies and Teaching;Curriculum;Historiography
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. Por entre histórias & currículos: dois professores de história e seus procedimentos didáticos - metodológicos na Escola Dom Moisés Coêlho (Cajazeiras). 2014. 132f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: A monografia intitulada "Por entre historias & curn'culos: dois professores de historia e seus procedimentos didatico-metodologicos na Escola Dora Moises Coelho (Cajazeiras-PB)" consiste em uma analise dos processos, acoes, detaihes, das fonnas especificas que, atualmente, dois professores de historia aplicam na sala de aula, referendados por uma proposta curricular pedagogica, bem como orientados pelas transformacoes paradigmaticas da historia. O trabalho discute as principais relacoes socio historical dos pen'odos da historia do Brasil, que contribuiram para a formacao/constituicao tanto da historia como discipliha escolar quanto dos procedimentos didatico-metodologicos do fazer docente. Analisa, tambem, o curriculo de historia, especificamente proposto pelos Parametros Curriculares Nacionais e pelo Projeto Politico Pedagogico da Escola Dom Moises Coelho, que orientam e influenciam os procedimentos no ambiente escolar investigado. A pesquisa realizou-se tomando como base os principios metodologicos da pesquisa qualitativa, era que se efetuou a revisao de literatura acerca do tema, a analise documental de fontes oficiais (PCN de Historia e PPP da escola), observacoes das aulas de dois professores de historia entre os meses de julho e agosto de 2013 e aplicacao de entrevistas semiestruturadas, utilizando a metodologia da historia oral. A investigacao constatou que as aulas de historia tern se caracterizado por um hibridismo de formas, pelo uso de multiplos e diversos procedimentos oriundos de correntes de pensamentos pedagogicas e historiograficas distintas que, juntas, compoem uma "miscelanea de sabores".
Abstract: The monograph entitled "Among stories & Curriculum: Two History teachers their didacticmethodological procedures in the School Dom Moises Coelho (Cajazeiras-PB)" is an analysis of the processes, actions, details of the specific ways that actually two History teachers apply in classrooms, countersigned by an educational curriculum proposal and guided by paradigmatic changes in history. The paper discusses the main historical social relations of periods in the history of Brazil, that contributed to the formation/iricorporation of both history as a school subject as the didactic- methodological procedures to teaching. It also examines the History curriculum, specifically proposed by the National Curricular Guidelines and the Political Pedagogical Project of the School Dom Moises Coelho, which guide and influence the investigation procedures in the school environment. The study was realize out taking as a basis the methodological principles of qualitative research, in which they performed a literature review about the theme, the documentary analysis of official sources (PCN and History PPP of the school), observations of classes from two History teachers dyring the months of July and August, 2013, and application of semi-structured interviews, using the methodology of Oral History. The investigation discovered that the History classes have been characterized by hybridism of forms, the use of multiple and diverse procedures originated from distinct kind of historiographical and pedagogical thoughts that, together, make a "smorgasbord of flavors".
Keywords: História - estudos e ensino
Currículo
Historiografia
History - Studies and Teaching
Curriculum
Historiography
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12848
Appears in Collections:Curso de Licenciatura Plena em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2014.pdfAldeir Fernandes de Oliveira. TCC. Licenciatura Plena em História. 2014.6.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.