Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.-
dc.contributor.referee2LIMA, Maria Janete de.-
dc.description.resumoNo contexto atual a tecnologia esta cada vez mais presente na vida dos individuos, nas diferentes instancias que comp5em a vida era sociedade. Essa realidade tambem e vivenciada nas escolas de ensino fundamental. Pensando nessa questao, esse trabalho faz uma discussao acerca das Tecnologias da Informacao e Comunicacao, apontando as possibilidades de organizaeao do ensino de geografia a partir das mesmas. Objetiva-se, nesse sentido, o apontamento das contribuicoes das mesmas para o desenvolvimento dos processos de ensino de geografia. Partindo desse objetivo, definimos como abordagem metodologica um conjunto de pesquisas bibliograficas que nos orientaram na revisao bibliografica sobre a utilizaeao das tecnologias educacionais, para o desenvolvimento de metodologias construtivas no ensino de Geografia. A metodologia esta estruturada a partir da seguinte sequencia: 1 - Discussao dos contextos e caracteristicas que orientam o desenvolvimento das TIC e a imersao das mesmas no contexto social atual; 2 - Reflexao sobre as relacSes entre as TIC e os processos educativos, especialmente no que se refere a organizacao de metodologias de ensino de geografia; e 3 - Apresentacao de uma proposta de ensino de geografia a partir dessas tecnologias. A partir dessas discussSes, e apontada a importancia da formacao continuada na preparacao dos educadores, tendo em vista a construfao de competencias docentes para o trabalho com essas tecnologias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleAs tecnologias da informação e comunicação e o ensino de geografia: questões iniciais para um debate metodológico.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractIn the current context, technology is increasingly present in the lives of individuals, in different instances that make up life was society. This reality is also experienced in elementary schools. Thinking about this issue, this work makes a discussion about Information and Communication Technologies, pointing out the possibilities of organization teaching geography from them. In this sense, the aim is to of their contributions to the development of geography teaching processes. Starting from this objective, we defined as a methodological approach a set of bibliographic searches that guided us in the bibliographic review on the use of educational technologies, for the development of constructive methodologies in the teaching of Geography. The methodology is structured based on the following sequence: 1 - Discussion of the contexts and characteristics that guide the development of ICT and its immersion in the current social context; 2 - Reflection on the relationships between ICT and educational processes, especially with regard to the organization of geography teaching methodologies; and 3 - Presentation of a proposal for teaching geography using these technologies. Starting these discussions, and the importance of continuing education in preparing educators is pointed out, with a view to building teaching skills for working with these technologies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12849-
dc.date.accessioned2020-05-16T17:26:22Z-
dc.date.available2020-05-16-
dc.date.available2020-05-16T17:26:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGeografia- estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia do ensino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography - study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologypt_BR
dc.subjectGeography teaching methodologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRAGA, Vaneska de Alencar.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInformation and communication technologies and geography teaching: initial questions for a methodological debate.pt_BR
dc.identifier.citationBRAGA, Vaneska de Alencar. As tecnologias da informação e comunicação e o ensino de geografia: questões iniciais para um debate metodológico.2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESKA DE ALENCAR BRAGA.TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2014.pdfVaneska de Alencar Braga. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.2.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.