Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5131969745960953pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo analisar como as relacoes de poder se desenvolvem na Escola para, a partir de uma perspectiva geografica, entende-la como territorio. A Escola e vislumbrada como uma das principals instituicoes responsaveis pela formacao dos individuos. formacao esta que consiste na aprendizagem do conhecimento sistematizado pela humanidade e presente no curriculo. Esses saberes sao selecionados a partir de relacoes de poder que envolvem os interesses da burguesia, representando os Interesses do Estado. Nesse sentido, a instituicao escolar e tida por diversos autores que abordam educa9ao, como Althusser (1970) e Apple (1989). como um aparelho de reprodu9§o ideologica, na qual reproduz valores, cultura e interesses daqueles que exercem o poder. Porem a Escola apresenta-se como um espa9o diverso, sendo composto por multiplas variaveis, que estao relacionadas tambem a outros grupos em disputa pelo poder na Escola. E a partir destes conflitos, gerados por essas disputas que a Escola se define com territorio, ja que de acordo com Souza (2007, p. 86) o territorio "e um espaco defmido e delimitado por e a partir das redoes de poder". Visando compreender como estas redoes de poder atuam no territorio escolar, realiza-se uma analise sobre o uso e a influencia destas disputas no Livro didatico e no desenvolvimento de suas politicas publicas. Para alcan9ar os objetivos aqui propostos a metodologia se dara a partir de uma reflexao teorica acerca de conceitos e fun9oes de elementos inerentes a esta discussao. Logo, ressalta-se que nao se propoe solu9-5es a tais situacoes conflituosas, mas sim apontar caminhos e possibilidades para novas discussoes que venham a contribuir ainda mais para o desenvolvimento de uma Escola de qualidade, voltada para a coletividade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleO livro didático e as relações de poder na escola por um olhar geográfico: um território de conflitos.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze how power relations develop at the School to, from a geographic perspective, understand it as a territory. The School and envisioned as one of the main institutions responsible for the training of individuals. This training consists of learning knowledge systematized by humanity and present in the curriculum. These knowledges are selected from power relations that involve the interests of the bourgeoisie, representing the interests of the State. In this sense, the school institution is considered by several authors that approach education, such as Althusser (1970) and Apple (1989). as an ideological reproduction apparatus, in which it reproduces values, culture and interests of those who exercise power. However, the School presents itself as a diverse space, being composed of multiple variables, which are also related to other groups in dispute for power in the School. And from these conflicts, generated by these disputes that the School defines with territory, since according to Souza (2007, p. 86) the Territory "is a space defined and delimited by and from the redoubts of power". Aiming understand how these power reductions operate in the school territory, an analysis is carried out about the use and influence of these disputes in the textbook and in the development of their public policy. In order to achieve the objectives proposed here, the methodology will be based on a theoretical reflection on the concepts and functions of elements inherent to this discussion. Therefore, it is emphasized that solutions are not proposed to such conflicting situations, paths and possibilities for new discussions that will contribute even more to the development of a quality School, aimed at the community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12850-
dc.date.accessioned2020-05-16T17:39:17Z-
dc.date.available2020-05-16-
dc.date.available2020-05-16T17:39:17Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLivro didático- territóriopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTextbook - territorypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Micaelle Amancio da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe textbook and power relations at school from a geographical perspective: a territory of conflicts.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Micaelle Amancio da. O livro didático e as relações de poder na escola por um olhar geográfico: um território de conflitos. 2014. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICAELLE AMANCIO DA SILVA. TCCLICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2014.pdfMicaelle Amancio da Silva. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.5.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.