Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852
Title: Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.
Other Titles: School cartography and geography teaching: methodological possibilities for elementary education.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
Keywords: Cartografia-metodologia;Cartografia escolar;Ensino de geografia-- cartografia;Cartografia- ensino fundamental;Cartography-methodology;School cartography;Geography teaching - cartography;Cartography - elementary school
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar.
Abstract: This work is thematic mapping as a methodology of teaching and learning of geography, aimed to understand the reasons why teachers have not used this methodology in geography lessons in basic education. The problem o f this research arose from our experiences during the Supervised Internship, which pointed notorious difficulty of basic education students in understanding basic cartographic materials like maps. From this perspective, hypotheses of possible causes of these problems, among which were raised in teacher education; cognitive ability of the student; and availability of materials support schools. Given the confirmation or refutation of hypotheses initially start from a theoretical reflection on the cartography of the historical point of view, but mainly methodological, aiming to understand the elements that characterize it as a language. From this understanding, we discuss the relationship between cartography and geographical knowledge, pointing to the contributions of the same for the processes of teaching and learning in elementary education. Subsequently pointed out two possibilities of pedagogical-didactic approach of cartography, from the use of maps and sketches, showing that by mapping the teachers can help develop important skills and competencies for students, since they know how to guide the learning from school cartography.
Keywords: Cartografia-metodologia
Cartografia escolar
Ensino de geografia-- cartografia
Cartografia- ensino fundamental
Cartography-methodology
School cartography
Geography teaching - cartography
Cartography - elementary school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARÍLIA DA PIEDADE ROQUE DE ARAÚJO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2014.pdfMarília da Piedade Roque de Araújo. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.2.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.