Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAÚJO, M. P. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9685330888226833pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.-
dc.contributor.referee2BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tematica a cartografia como metodologia de ensinoaprendizagem da geografia, teve como objetivo principal entender as razoes pelas quais os professores nao tem utilizado essa metodologia nas aulas de geografia da educacao basica. Problematica que fundamenta essa pesquisa surgiu a partir das nossas experiencias durante os Estagios Supervisionados, que apontaram notoria dificuldade dos alunos da educacao basica em compreender materials cartograficos basicos como mapas. Nessa perspectiva, foram levantadas hipoteses das possfveis causas desses problemas, entre as quais: a formacao do professor; a capacidade cognitiva do aluno; e a disponibilidade de suporte de materials das escolas. Tendo em vista a refutaciio ou confirmacao das hipoteses, partimos inicialmente de uma reflexao teorica acerca da cartografia do ponto de vista historico, mas principalmente metodologico, objetivando compreender os elementos que a caracterizam enquanto linguagem. A partir dessa compreensao, discutimos as relac5es entre a cartografia e conhecimento geografico, apontando para as contribuicoes da mesma para os processos de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Posteriormente apontamos duas possibilidades de abordagem didatico-pedagogica da cartografia, a partir da utilizacao de mapas e croquis, evidenciando que atraves da cartografia os professores podem ajudar a desenvolver capacidades e competencias importantes para os alunos, desde que saibam como orientar o aprendizado a partir da cartografia escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleCartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThis work is thematic mapping as a methodology of teaching and learning of geography, aimed to understand the reasons why teachers have not used this methodology in geography lessons in basic education. The problem o f this research arose from our experiences during the Supervised Internship, which pointed notorious difficulty of basic education students in understanding basic cartographic materials like maps. From this perspective, hypotheses of possible causes of these problems, among which were raised in teacher education; cognitive ability of the student; and availability of materials support schools. Given the confirmation or refutation of hypotheses initially start from a theoretical reflection on the cartography of the historical point of view, but mainly methodological, aiming to understand the elements that characterize it as a language. From this understanding, we discuss the relationship between cartography and geographical knowledge, pointing to the contributions of the same for the processes of teaching and learning in elementary education. Subsequently pointed out two possibilities of pedagogical-didactic approach of cartography, from the use of maps and sketches, showing that by mapping the teachers can help develop important skills and competencies for students, since they know how to guide the learning from school cartography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12852-
dc.date.accessioned2020-05-18T17:23:06Z-
dc.date.available2020-05-18-
dc.date.available2020-05-18T17:23:06Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCartografia-metodologiapt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de geografia-- cartografiapt_BR
dc.subjectCartografia- ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectCartography-methodologypt_BR
dc.subjectSchool cartographypt_BR
dc.subjectGeography teaching - cartographypt_BR
dc.subjectCartography - elementary schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Marília da Piedade Roque de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool cartography and geography teaching: methodological possibilities for elementary education.pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Marília da Piedade Roque de. Cartografia escolar e ensino de geografia: possibilidades metodológicas para o ensino fundamental. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARÍLIA DA PIEDADE ROQUE DE ARAÚJO. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2014.pdfMarília da Piedade Roque de Araújo. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.2.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.