Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12853
Title: As representações do bioma caatinga a partir de desenhos de alunos do segundo segmento do ensino fundamental da cidade de Monte Horebe- PB.
Other Titles: The representations of the caatinga biome based on drawings by students from the second segment of elementary school in the city of Monte Horebe-PB.
???metadata.dc.creator???: DIAS, Laíse Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANGELO, Maria Deusia Lima.
Keywords: Biodiversidade;Caatinga;Ensino fundamental;Biodiversity;Elementary School
Issue Date: 23-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DIAS, Laíse Gonçalves. As representações do bioma caatinga a partir de desenhos de alunos do ensino fundamental da cidade de Monte Horebe- PB. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa buscou analisar as representacoes sobre o Bioma Caatinga a partir de desenhos feitos por alunos do Ensino Fundamental I I da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jose Dias Guarita, localizada na Cidade de Monte Horebe - PB, tendo em vista, indicar as relacoes dos alunos com o bioma em que estao inseridos. Para a concretizacao desse trabalho, organizamos a metodologia a partir dos seguintes procedimentos: 1 - Reflexoes teoricas tendo em vista compreender as especificidades do Bioma Caatinga, bem como, as bases teoricas que norteiam a discussao acerca das representacoes sociais a partir dos desenhos; 2 - Solicitamos a confeccao de 40 desenhos dos alunos das turmas do 7° Ano "B" e "C" da referida escola, tendo em vista analisar como esses desenhos representavam o Bioma Caatinga e se ha um sentido de preservacao ambiental; 3 - Analisamos os desenhos, tendo como referenda os elementos mais representados nos mesmos, objetivando a organizacao desses elementos em temas: I) periodo de estiagem na Caatinga; II) periodo chuvoso na Caatinga. Apos o surgimento das tematicas surgiram dois sub temas: paisagem natural e paisagem humanizada na Caatinga, que ao serem analisados auxiliaram para a compreensao dos valores atribuidos pelos sujeitos envolvidos com a biodiversidade do Bioma, considerando as diferencas relacionadas a idade, genero, conhecimento previo e os valores representados por eles com relacao a Caatinga. Assim, ao analisar as representacoes, constatou-se que nao possuem diferencas significativas relacionadas a idade, pois os alunos se encontram na mesma faixa etaria. Ja com relacao ao genero, as diferencas sao bem significantes, pois os meninos representam a Caatinga com maior riqueza de detalhes que as meninas. Desse modo, sugere-se que esses alunos possuem conhecimentos relacionados ao Bioma, porem, nao ha um sentido de preservacao ambiental, nas representacoes, o que aponta para a necessidade de tratamento das questoes ambientais em sala de aula, o que contribuiria para a construcao de nocoes relacionadas a Educacao Ambiental, elemento indispensavel a estes jovens.
Abstract: This research aimed to analyze the representations from students of Middle School of "Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jose Dias Guarita", located on the city of Monte Horebe - PB, considering that it will indicate the relation between the students with the biome that they are inserted. For the concretization of the objective of this work, the methodology was organized from the following procedures: 1 - Theoretical reflections considering to comprehend the specificities of the Caatinga Biome, as the theoretical bases that guide the discussion about the social representations from the drawings; 2 - We have requested the confection of 40 drawings from the students from the 7t h grade "B" and "C" classes of the Middle School of the referred school, intending to analyze how those drawings represented the biome of caatinga and i f there was a sense of ambiental preservation on them; 3 - We have analyzed the drawings having as reference the elements which were represented, aiming the organization of those elements in themes: I) The drought period in the Caatinga; II) The rainy period in the Caatinga. After the emergence of the themes, two new subthemes have appeared: natural landscape and humanized landscape in the Caatinga, which when analyzed helped to comprehend the values assigned by the subjects envolved with the biodiversity of the Biome, considering the differences related to age, gender, previous knowledge and the values represented by them in relation to the Caatinga. Therefore, when the representations are analyzed, it was observed that there are no significative differences related to age, because the students are in the same age group. When it comes to gender, the differences are quite significant, because the boys represent the Caatinga with a larger abundance of details than the girls. In this way, it is suggested that these students possess knowledge related to the Biome, however, there is no sense of ambiental preservation, in the representations, which points to the necessity for treatment of the ambiental issues inside the classroom, which would contribute to the construction of notions related to the Ambiental Education, a necessary element to these juvenile people.
Keywords: Biodiversidade
Caatinga
Ensino fundamental
Biodiversity
Elementary School
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12853
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍSE GONÇALVES DIAS. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfLaíse Gonçalves Dias. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.9.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.