Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.-
dc.contributor.referee2ANGELO, Maria Deusia Lima.-
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou analisar as representacoes sobre o Bioma Caatinga a partir de desenhos feitos por alunos do Ensino Fundamental I I da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jose Dias Guarita, localizada na Cidade de Monte Horebe - PB, tendo em vista, indicar as relacoes dos alunos com o bioma em que estao inseridos. Para a concretizacao desse trabalho, organizamos a metodologia a partir dos seguintes procedimentos: 1 - Reflexoes teoricas tendo em vista compreender as especificidades do Bioma Caatinga, bem como, as bases teoricas que norteiam a discussao acerca das representacoes sociais a partir dos desenhos; 2 - Solicitamos a confeccao de 40 desenhos dos alunos das turmas do 7° Ano "B" e "C" da referida escola, tendo em vista analisar como esses desenhos representavam o Bioma Caatinga e se ha um sentido de preservacao ambiental; 3 - Analisamos os desenhos, tendo como referenda os elementos mais representados nos mesmos, objetivando a organizacao desses elementos em temas: I) periodo de estiagem na Caatinga; II) periodo chuvoso na Caatinga. Apos o surgimento das tematicas surgiram dois sub temas: paisagem natural e paisagem humanizada na Caatinga, que ao serem analisados auxiliaram para a compreensao dos valores atribuidos pelos sujeitos envolvidos com a biodiversidade do Bioma, considerando as diferencas relacionadas a idade, genero, conhecimento previo e os valores representados por eles com relacao a Caatinga. Assim, ao analisar as representacoes, constatou-se que nao possuem diferencas significativas relacionadas a idade, pois os alunos se encontram na mesma faixa etaria. Ja com relacao ao genero, as diferencas sao bem significantes, pois os meninos representam a Caatinga com maior riqueza de detalhes que as meninas. Desse modo, sugere-se que esses alunos possuem conhecimentos relacionados ao Bioma, porem, nao ha um sentido de preservacao ambiental, nas representacoes, o que aponta para a necessidade de tratamento das questoes ambientais em sala de aula, o que contribuiria para a construcao de nocoes relacionadas a Educacao Ambiental, elemento indispensavel a estes jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleAs representações do bioma caatinga a partir de desenhos de alunos do segundo segmento do ensino fundamental da cidade de Monte Horebe- PB.pt_BR
dc.date.issued2014-04-23-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the representations from students of Middle School of "Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Jose Dias Guarita", located on the city of Monte Horebe - PB, considering that it will indicate the relation between the students with the biome that they are inserted. For the concretization of the objective of this work, the methodology was organized from the following procedures: 1 - Theoretical reflections considering to comprehend the specificities of the Caatinga Biome, as the theoretical bases that guide the discussion about the social representations from the drawings; 2 - We have requested the confection of 40 drawings from the students from the 7t h grade "B" and "C" classes of the Middle School of the referred school, intending to analyze how those drawings represented the biome of caatinga and i f there was a sense of ambiental preservation on them; 3 - We have analyzed the drawings having as reference the elements which were represented, aiming the organization of those elements in themes: I) The drought period in the Caatinga; II) The rainy period in the Caatinga. After the emergence of the themes, two new subthemes have appeared: natural landscape and humanized landscape in the Caatinga, which when analyzed helped to comprehend the values assigned by the subjects envolved with the biodiversity of the Biome, considering the differences related to age, gender, previous knowledge and the values represented by them in relation to the Caatinga. Therefore, when the representations are analyzed, it was observed that there are no significative differences related to age, because the students are in the same age group. When it comes to gender, the differences are quite significant, because the boys represent the Caatinga with a larger abundance of details than the girls. In this way, it is suggested that these students possess knowledge related to the Biome, however, there is no sense of ambiental preservation, in the representations, which points to the necessity for treatment of the ambiental issues inside the classroom, which would contribute to the construction of notions related to the Ambiental Education, a necessary element to these juvenile people.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12853-
dc.date.accessioned2020-05-18T18:53:30Z-
dc.date.available2020-05-18-
dc.date.available2020-05-18T18:53:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectCaatingapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectBiodiversitypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDIAS, Laíse Gonçalves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe representations of the caatinga biome based on drawings by students from the second segment of elementary school in the city of Monte Horebe-PB.pt_BR
dc.identifier.citationDIAS, Laíse Gonçalves. As representações do bioma caatinga a partir de desenhos de alunos do ensino fundamental da cidade de Monte Horebe- PB. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAÍSE GONÇALVES DIAS. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfLaíse Gonçalves Dias. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.10.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.