Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12856
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDLUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1478623832069430pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Marcos Assis Pereira de.-
dc.contributor.referee2SALES, Luciano Leal de Morais.-
dc.description.resumoAtualmente muito tern se falado em degradagao do solo, poluicao e contaminagao das aguas, formas erroneas de destinagao do lixo, dentre outros tipos de agoes que tem uma ligagao direta com a qualidade ambiental. Porem, pouco ou ate mesmo nada tem se feito para amenizar tais problemas. Acredita-se que praticas efetivas que levem a tomada de consciencia sejam eficazes, principalmente se essas forem no arnbito educacional. As propostas de educagao ambiental que fazem parte do Projeto Politico Pedagogico de algumas escolas apresentam sistemas fallaos, pois demonstram ser ineficiente e descontinuo, nao promovendo a mudanca de atitudes na relagao homem - meio ambiente. Mediante a falta de consciencia da populagao e a pouca participagao das escolas nesse processo, este trabalho traz uma proposta inovadora de Educagao Ambiental para a Escola Joao Alexandre de Oliveira, localizada na comunidade agricola do Assentamento Juazeiro no municipio de Marizopolis. A intengao dessa pratica pedagogica foi de ir alem dos portoes da escola, envolvendo a participaeao dos pais e da comunidade, a fim de criar espagos para que a aprendizagem ocorra atraves da reflexaoagao. O procedimento metodologico adotado consistiu em pesquisa bibliografica e documental que teve como objetivo averiguar as condigoes de execugao de uma proposta de Educagao Ambiental coletiva, em que os atores envolvidos fossem responsaveis pelas decisoes tomadas. Permeando a Educagao Ambiental, sob a perspectiva apresentada no trabalho, deve se observar que para utilizar recursos pedagogicos praticos reflexivas, ha de se considerar suas vantagens e desvantagens, procurando ponderar essas possibilidades em relagao a situagao grupal que trabalha, semeando desta feita uma semente da conscientizagao ambiental em que ela seja acima de tudo transformadora em um periodo que a mesma deve ser tida como essencial para uma praxis de mudangas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleProposta de educação ambiental para a comunidade escolar do assentamento Juazeiro, Marizópolis-PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractCurrently has long been spoken in soil degradation, pollution and water contamination, erroneous forms of waste disposal, among other examples that have a direct connection with environmental issues. But very little even i f nothing has done so that effective practices for building awareness are listed mainly in the educational context. Proposals for environmental education that are part of the pedagogical project of some schools have failed systems , as shown to be inefficient and discontinuous, not promoting a change in attitudes in the man - the environment . By the lack of awareness of the population and the lack of participation of schools in this process, this paper presents an innovative proposal for Environmental Education Joao Alexandre Oliveira School, located in the farming community of the settlement in the municipality of Juazeiro Marizopolis. The intent of this pedagogical practice was to go beyond the school gates involving the participation of parents and the community where the school is located, in order to create space for learning to occur through reflection - action. The methodological procedure adopted consisted of literature and documents which aimed to discover the conditions of implementation of the proposal for Environmental Education conference, in which the actors involved, were responsible for the decisions taken. Permeating Environmental Education, from the perspective presented in the work, it should be noted that to use practical and reflective teaching resources is necessary to consider its advantages and disadvantages, looking for considering these possibilities in relation to working group situation, this time sowing a seed of environmental awareness that she is above all transforming into a period that it should be regarded as essential to a praxis of changes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12856-
dc.date.accessioned2020-05-18T19:45:13Z-
dc.date.available2020-05-18-
dc.date.available2020-05-18T19:45:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental- assentamento Juazeiro- Marizópolis- PB.pt_BR
dc.subjectMeio Ambiente-educaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental education- Juazeiro settlement- Marizópolis- PB.pt_BR
dc.subjectEnvironment-educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBATISTA, Gilvania Lins.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education proposal for the school community in the Juazeiro settlement, Marizópolis-PB.pt_BR
dc.identifier.citationBATISTA, Gilvania Lins. Proposta de educação ambiental para a comunidade escolar do assentamento Juazeiro, Marizópolis-PB. 2014. 60f.. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILVANIA LINS BATISTA.TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2014.pdfGilvania Lins Batista. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.6.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.