Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12861
Title: Traços do ensino de história no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Sousa - PB.
Other Titles: Traces of history teaching at Colégio Nossa Senhora Auxiliadora in the city of Sousa - PB.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Harlanne Krislen Belarmino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LÔBO, Isamarc Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTANA, Rosemere Olimpio de.
Keywords: História - estudo e ensino;Ensino de história - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora;Políticas públicas;History - Study and Teaching;History Teaching - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora;Public Policy
Issue Date: 15-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Harlanne Krislen Belarmino. Traços do ensino de história no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Sousa - PB. 2014. 128f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Buscando verificar e perceber transfonnapocs no Ensino de Historia no Colegio Nossa Senhora Auxiliadora, dentro destas, estabeleeer analises acerca das politicas publicas educaeionais vigentes no final da decada de 1990, analisamos autores que discutiram estas propostas como Circe Maria Bittencourt, Thais Nivia Fonseca, Selva Guimaraes Fonseca, dentre outros especialistas na tematica, bem como analisamos a Lei de Diretrizes e Base da Educacao National (1996) e os Parametros Curriculares Nationals (1998), considerando imprescindivel a colaboracao dos curriculos ao trabalho docente no que diz respeito as muta?6es que o processo de ensino-aprendizagem sofreram no final do seculo XX. Estas fontes bibliograficas, documentais e os questionarios aplicados as professoras da institui9ao supracitada forneceram indicios para alcan9armos a compreensao das mudan9as operacionalizadas no Ensino de Historia no referido recorte temporal e de que maneira o mesmo se adequou e se apropriou das politicas publicas de educa9&o dentro da institui9§.o e por parte das professoras, respectivamente. Nesse caminho conhecemos os procedimentos metamorficos do processo de ensino-aprendizagem, percebendo o quanto este ganhou significa9ao, preocupando-se com a rela9ao estabelecida pelo aluno, que antes so era um simples receptor-reprodutor, passando a ser um agente ativo neste processo e refletindo sobre o seu papel na sociedade, na qual esta inserido e se vendo enquanto um sujeito histórico.
Abstract: Seeking to verify and understand transfonnapocs in History Teaching at Colegio Nossa Madam Auxiliadora, within these, establish analyzes about public policies educational systems in force at the end of the 1990s, we analyzed authors who discussed such proposals as Circe Maria Bittencourt, Thais Nivia Fonseca, Selva Guimaraes Fonseca, among other specialists in the theme, as well as analyzing the Law of National Education Guidelines and Basis (1996) and the Nationals Curriculum Parameters (1998), considering the collaboration of curricula to teaching work as essential regarding the mutations that the teaching-learning process underwent in the end of the 20th century. These bibliographic, documentary sources and questionnaires applied to the teachers of the aforementioned institution provided indications for achieve an understanding of the changes implemented in History Teaching in the referred time frame and how it was adapted and appropriated the public education policies within the institution and by teachers, respectively. In this way we know the metamorphic procedures of the teaching-learning process, realizing how much it has gained meaning, worrying about the relationship established by the student, which before was just a simple receiver-reproducer, becoming an active agent in this process and reflecting on the his role in society, in which he is inserted and seeing himself as a historical subject.
Keywords: História - estudo e ensino
Ensino de história - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Políticas públicas
History - Study and Teaching
History Teaching - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora
Public Policy
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12861
Appears in Collections:Curso de Licenciatura Plena em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HARLANNE KRISLEN BELARMINO DANTAS. TCC.. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2014.pdfHarlanne Krislen Belarmino Dantas TCC. Licenciatura Plena em História. 2014.7.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.