Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12861
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDANTAS, H. K. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1144962172791196pt_BR
dc.contributor.advisor1LÔBO, Isamarc Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDLÔBO, Isamarc Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597332807665485pt_BR
dc.contributor.referee1FORTUNATO, Maria Lucinete.-
dc.contributor.referee2SANTANA, Rosemere Olimpio de.-
dc.description.resumoBuscando verificar e perceber transfonnapocs no Ensino de Historia no Colegio Nossa Senhora Auxiliadora, dentro destas, estabeleeer analises acerca das politicas publicas educaeionais vigentes no final da decada de 1990, analisamos autores que discutiram estas propostas como Circe Maria Bittencourt, Thais Nivia Fonseca, Selva Guimaraes Fonseca, dentre outros especialistas na tematica, bem como analisamos a Lei de Diretrizes e Base da Educacao National (1996) e os Parametros Curriculares Nationals (1998), considerando imprescindivel a colaboracao dos curriculos ao trabalho docente no que diz respeito as muta?6es que o processo de ensino-aprendizagem sofreram no final do seculo XX. Estas fontes bibliograficas, documentais e os questionarios aplicados as professoras da institui9ao supracitada forneceram indicios para alcan9armos a compreensao das mudan9as operacionalizadas no Ensino de Historia no referido recorte temporal e de que maneira o mesmo se adequou e se apropriou das politicas publicas de educa9&o dentro da institui9§.o e por parte das professoras, respectivamente. Nesse caminho conhecemos os procedimentos metamorficos do processo de ensino-aprendizagem, percebendo o quanto este ganhou significa9ao, preocupando-se com a rela9ao estabelecida pelo aluno, que antes so era um simples receptor-reprodutor, passando a ser um agente ativo neste processo e refletindo sobre o seu papel na sociedade, na qual esta inserido e se vendo enquanto um sujeito histórico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleTraços do ensino de história no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Sousa - PB.pt_BR
dc.date.issued2014-04-15-
dc.description.abstractSeeking to verify and understand transfonnapocs in History Teaching at Colegio Nossa Madam Auxiliadora, within these, establish analyzes about public policies educational systems in force at the end of the 1990s, we analyzed authors who discussed such proposals as Circe Maria Bittencourt, Thais Nivia Fonseca, Selva Guimaraes Fonseca, among other specialists in the theme, as well as analyzing the Law of National Education Guidelines and Basis (1996) and the Nationals Curriculum Parameters (1998), considering the collaboration of curricula to teaching work as essential regarding the mutations that the teaching-learning process underwent in the end of the 20th century. These bibliographic, documentary sources and questionnaires applied to the teachers of the aforementioned institution provided indications for achieve an understanding of the changes implemented in History Teaching in the referred time frame and how it was adapted and appropriated the public education policies within the institution and by teachers, respectively. In this way we know the metamorphic procedures of the teaching-learning process, realizing how much it has gained meaning, worrying about the relationship established by the student, which before was just a simple receiver-reproducer, becoming an active agent in this process and reflecting on the his role in society, in which he is inserted and seeing himself as a historical subject.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12861-
dc.date.accessioned2020-05-18T22:42:16Z-
dc.date.available2020-05-18-
dc.date.available2020-05-18T22:42:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de história - Colégio Nossa Senhora Auxiliadorapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectHistory - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectHistory Teaching - Colégio Nossa Senhora Auxiliadorapt_BR
dc.subjectPublic Policypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Harlanne Krislen Belarmino.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraces of history teaching at Colégio Nossa Senhora Auxiliadora in the city of Sousa - PB.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Harlanne Krislen Belarmino. Traços do ensino de história no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Sousa - PB. 2014. 128f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura Plena em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HARLANNE KRISLEN BELARMINO DANTAS. TCC.. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2014.pdfHarlanne Krislen Belarmino Dantas TCC. Licenciatura Plena em História. 2014.7.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.