Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12865
Title: Concepções metodológicas do ensino de história a partir os professores do Município de São João do Rio o Peixe - PB.
Other Titles: Methodological conceptions of history teaching from teachers in São João do Rio o Peixe - PB.
???metadata.dc.creator???: CESÁRIO, Luciana de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES NETO, Francisco Firmino.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Leonardo Bruno.
Keywords: Professor - formação;História - ensino;Metodologia - ensino de história;Teacher - Training;History - Teaching;Methodology - History Teaching
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CESÁRIO, Luciana de Sousa. Concepções metodológicas do ensino de história a partir dos professores do Município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho monografico e tecer reflexoes sobre o ensino e a aprendizagem atraves de entrevistas realizadas em duas escolas de ensino fundamental do municfpio de Sao Joao do Rio do Peixe-PB. As entrevistas foram direcionadas aos professores de historia das escolas analisadas e teve como objetivo problematizar a formacao de professores, a constituicao de concepcoes metodologicas e a fundamental importancia na sua formacao. Assim sendo, efetivou-se um estudo sobre os PCN's, a LDB e toda a trajetoria contextual que marcaram os anos de 1990. A pesquisa indica quais representacoes foram criadas pelos professores quando a tematica se refere as escolhas teorico-metodologicas da pratica docente, mostrando o investimento em um discurso que ainda aponta os motivos externos como o principal fator para o desestimulo da pratica docente.
Abstract: The purpose of this monograph is to weave reflections on teaching and learning through interviews conducted in two elementary schools in Sao Joao do Rio do Peixe-PB. The interviews were directed to the history teachers of the schools analyzed and aimed to discuss the training of teachers, the establishment of methodological concepts and fundamental importance in their training. Thus a study of the NCP's, the LDB and the whole context path that marked the 1990s being effected up. Research indicates which representations were created by teachers when the issue concerns the theoretical and methodological choices of teaching practice, showing investment in a speech that also shows the external reasons as the main factor discouraging the teaching practice.
Keywords: Professor - formação
História - ensino
Metodologia - ensino de história
Teacher - Training
History - Teaching
Methodology - History Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12865
Appears in Collections:Curso de Licenciatura Plena em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA DE SOUSA CESÁRIO. TCC. LICENCITURA PLENA EM HISTÓRI. 2014.pdfLuciana de Sousa Cesário. TCC. Licenciatura Plena em História. 2014.2.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.