Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868
Title: Trabalhando com a diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas.
Other Titles: Working with cultural diversity in history teaching: a case study in high school and its perspectives.
???metadata.dc.creator???: SÁ, Safira Julie Lins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTANA, Rosemere Olímpio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Leonardo Bruno.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SALES NETO, Francisco Firmino.
Keywords: História - estudo e ensino;Diversidade cultural;Ensino de história;Professores de história;History - Study and Teaching;Cultural Diversity;History Teaching;History Teachers
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SÁ, Safira Julie Lins de. Trabalhando com diversidade cultural no ensino de história: um estudo de caso no ensino médio e suas perspectivas. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo pretende refletir sobre a questão da diversidade cultural no ensino da história. Realizamos uma reflexão sobre o conceito de diversidade sociocultural, bem como as principais documentos que tratam do tema. Escolhemos o Mestre Julio da High School Estadual Sarmento, na cidade de Sousa / PB, para realizar um estudo de caso. Usamos semi-estruturado entrevistas dirigidas a três professores de história. Os depoimentos dos entrevistados serviram como critério para viabilizar a troca de experiências e resgatar a vida das questões e críticas em torno da questão da diversidade cultural. Percebemos neste estudo que as dificuldades encontradas pelos professores e pela escola são comuns quando o discussão é a diversidade sociocultural; além disso, o discurso compartilhado sobre O tema parece já estar cristalizado e naturalizado.
Abstract: This study intends to reflect on the issue of cultural diversity in the teaching of history. We conducted a reflection on the concept of socio-cultural diversity, as well as the key documents that deal with the theme. We chose State High School Master Julio Sarmento in the city of Sousa / PB to conduct a case study. We used semi-structured interviews directed to three history teachers. The testimonies of the respondents served as the criterion to enable the exchange of experiences and life rescuing the questions and criticisms surrounding the issue of cultural diversity. We noticed in this study that the difficulties encountered by both teachers as the school are common when the discussion is the socio-cultural diversity, in addition, the speech that is shared on this theme seems to be already crystallized and naturalized.
Keywords: História - estudo e ensino
Diversidade cultural
Ensino de história
Professores de história
History - Study and Teaching
Cultural Diversity
History Teaching
History Teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12868
Appears in Collections:Curso de Licenciatura Plena em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SAFIRA JULIE LINS DE SÁ. TCC. LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA. 2014.pdfSafira Julie Lins de Sá TCC. Licenciatura Plena em História. 2014.2.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.