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dc.creator.IDANDRADE, M. A. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7806172261745671pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1430960919769440pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumoO curriculo oficial apresenta-se como instrumento que influencia na configuracao do processo de ensino na Educajao Basica, desde a definicao das tematicas de ensino ate a organizacao dos livros didaticos, sendo fundamental sua reflexao pelos professores de geografia em formacao. Pensando essas questoes, empreendemos, nessa monografia, uma discussao sobre os elementos metodologicos que norteiam o ensino de geografia a partir dos Parametros Curriculares Nacionais publicados em 1998. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho, esteve iigado a compreensao da proposta de ensino desta disciplina. Partindo do objetivo definido, realizamos inicialmente uma breve contextualizacao historica e discussao sobre algumas teorias relacionadas ao curriculo, tendo em vista debater sua influencia nos processos de ensino. A partir disso, discutimos como os Parametros Curriculares Nacionais estao interrelacionados com estas teorias curriculares apresentadas por Sacristan (2010), identificando a proposta de organizayao do ensino a partir das pollticas curriculares elaboradas para o Estado brasileiro na decada de 1990, a partir das relacoes da Lei de Diretrizes e Bases da Educacao de 1996. De posse dessas analises e do estabelecimento de um conjunto de criticas acerca do processo de elaboracao e da configuragao do documento, apontamos a necessidade de organizacao do curriculo elaborado em coopera?ao, como meio para promover um ensino significativo que presa pelas relafoes cotidianas; pelas experiencias dos alunos; e que considera os avan?os e problematicas existentes no contexto das escolas. E por fim, a partir da analise da dimensao metodologica do documento direcionado a orientacao do ensino de geografia no 3° e 4° ciclos do Ensino Fundamental, apontamos a forma como se organizam algumas categorias geograficas; temas transversals; propostas interdisciplinares e os possfveis avan90s na relacao Geografia fisica x Geografia humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleOs Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica.pt_BR
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe official curriculum is presented as a tool that influences the learning process in basic Education setting , from the definition of thematic teaching to the organization of textbooks and their critical reflection by teachers of geography in education. Thmking about these questions, we undertook in this monograph, a discussion of the methodological elements that guide the teaching o f geography from the National Curriculum Guidelines published in 1998 . Accordingly, the primary goal of this work was connected to the understanding of the proposed teacMng of this subject. Based on the defined objective, we initially performed a brief historical overview and discussion o f some theories related to the curriculum, in order to discuss their influence on teaching processes. From this, we discussed how the National Curricular Parameters are interrelated with these curricular theories presented by Sacristan (2010 ) , identifying the proposed organization o f learning from the developed to the Brazilian State in the 1990 curriculum policies , the from the relations of the Law o f Guidelines and Bases o f Education 1996 . based on this analysis and the establishment of a set of criticisms about the preparation and the document setting process, pointing up the need for organization of the curriculum developed in cooperation as a means to promote a significant education bound by the everyday relationships; the experiences of the students; and considers that the existing advances and problems in the context of schools. Finally, from the analysis of the methodological dimension of the document directed the orientation of geography teaching in the 3rd and 4th cycles of Basic Education, pointed out the way they organize some geographic categories ; cross-cutting themes ; interdisciplinary proposals and possible advancements in physical relationship x Geography Human Geography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12870
dc.date.accessioned2020-05-20T14:43:40Z
dc.date.available2020-05-20
dc.date.available2020-05-20T14:43:40Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCurrículo- geografiapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais- geografiapt_BR
dc.subjectGeografia- metodologias do ensinopt_BR
dc.subjectCurriculum- geographypt_BR
dc.subjectNational Curriculum Parameters - geographypt_BR
dc.subjectGeography - teaching methodologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Maria Aparecida Alves de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe National Curriculum Parameters of geography: a methodological approach.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Aparecida Alves de. Os Parâmetros Curriculares Nacionais de geografia: uma abordagem metodológica. 2014. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

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