Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Josué Pereira da-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157220705775685pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.-
dc.contributor.referee2LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste era urn estudo sobre a abordagem e aplicacao do conceito de Paisagem na Escola Municipal Jose Reis da cidade de Sousa-PB, a partir da aplicacao de 1 questionarios para o professor e outro para um conjunto de 20 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliografico referente ao conceito de paisagem dentro da Geografia. Abordamos tambem a Geografia no concerne a multiplicidade de recursos didaticos para trabalha-la. Em seguida, foi feita uma breve caracterizacao da escola, do Projeto Politico Pedagogico, alem do tratamento dado a paisagem no livro didatico, mais usado pelo professor em sala de aula. Atraves do levantamento dos dados foi possivel perceber que na maior parte dos casos analisados, o conceito de paisagem nao esta sendo trabalhado de forma construtiva, pois os alunos pouco fazem uso desse conceito para interpretacao da realidade. Ficou evidente que o livro didatico e o recurso mais utilizado em sala de aula pela professora, sendo que a mesma, nao possui clareza conceitual da geografia e se limita a constantes comprovacoes de desinteresse em relacao a qualidade dos recursos trabalhados e as reflex5es sobre o procedimento de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleAnálise da concepção do conceito de paisagem na geografia do 6º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal José Reis, Sousa-PB.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe present work consists of a study on the approach and application of the concept of Landscape at Escola Municipal Jose Reis in the city of Sousa-PB, from the application of 1 questionnaires for the teacher and another for a group of 20 6th year students Fundamental. Initially, a bibliographic survey was made regarding the concept of landscape within Geography. We also approach Geography with respect to the multiplicity of didactic resources to work it. Then, a brief characterization of the school, the Pedagogical Political Project, in addition to the treatment given to landscape in the textbook, most used by the teacher in the classroom. Through the data survey it was possible to notice that in the In most cases analyzed, the concept of landscape is not being constructive, as students make little use of this concept for the interpretation of reality. Stayed It is evident that the textbook is the most used resource in the classroom by the teacher, being that it lacks conceptual clarity of geography and is limited to constant evidence of disinterest in relation to the quality of the resources worked and the reflections on the teaching-learning procedure.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12872-
dc.date.accessioned2020-05-20T15:11:56Z-
dc.date.available2020-05-20-
dc.date.available2020-05-20T15:11:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPaisagem - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPaisagem-geografiapt_BR
dc.subjectPaisagem- ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola Municipal José Reis- Sousa-PBpt_BR
dc.subjectLandscape - study and teachingpt_BR
dc.subjectLandscape-geographypt_BR
dc.subjectLandscape - elementary schoolpt_BR
dc.subjectJosé Reis Municipal School- Sousa-PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Juliana Campos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the concept of landscape in the geography of the 6th year of elementary school, from Escola Municipal José Reis, Sousa-PB.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Juliana Campos de. Análise da concepção do ensino de paisagem na geografia do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Josué Reis, Sousa-PB. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIANA CAMPOS DE ALMEIDA. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfJuliana Campos de Almeida. TCC. Licenciatura em Geografia.2014.4.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.