Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873
Title: A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano.
Other Titles: The use of music in geography classes in elementary school: studying the theme of globalization in the 9th grade.
???metadata.dc.creator???: JOSUÉ, Jessé Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: ANGELO, Maria Deusia Lima.
???metadata.dc.contributor.referee1???: GOMES, Henaldo Moraes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
Keywords: Geografia- estudo e ensino;Música- aulas de geografia;Aprendizagem- música- geografia;Música- ensino fundamental- geografia;Geography - study and teaching;Music- geography classes;Learning- music- geography;Music- elementary school- geography
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: JOSUÉ, Jessé Alves. A utilização da música nas aulas de geografia do ensino fundamental: estudando o tema globalização no 9º ano. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O uso de recursos didaticos modernos tem sido cada vez mais comum no ensino de diversas disciplinas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem e envolver os alunos ativamente na construcao do conhecimento. As inovagoes tecnologicas, nesse sentido, podem favorecer bastante a abordagem diferenciada dos conteudos, em especial nas aulas de Geografia. Esse trabalho tem por objetivo analisar as possibilidades de utilizagao da musica no processo de ensino-aprendizagem dos conteudos de Geografia, com foco no 9° ano do ensino fundamental, partindo de uma pesquisa bibliografica e abordando qualitativamente a interpretagao e elaboragao de uma proposta metodologica a partir da musica Parabolicamara, de Gilberto Gil. Atraves de levantamento bibliografico e analises criticas, sao demonstradas as possibilidades e as vantagens da utilizagao de musicas como recurso didatico nas aulas de Geografia, considerando que muitas cangoes de diversos artistas nacionais abordam temas que podem perfeitamente auxiliar na explicagao de conteudos de Geografia, bem como na estimulagao de alunos a participarem ativamente das aulas. A analise da musica Parabolicamara, em confronto com as transformagoes tecnologicas que caracterizam o contexto atual, atesta sua possibilidade utilizagao para o ensino do conteudo globalizagao, que pode ser aplicado no 9° ano do ensino fundamental como proposta metodologica de ensino.
Abstract: The use of modern teaching resources has been increasingly common in the teaching of different disciplines, with the objective of stimulating learning and involving students actively in the construction of knowledge. Technological innovations, in this sense, they can greatly favor the differentiated approach to content, especially in Geography classes. This work aims to analyze the possibilities of using music in the teaching-learning process of students Geography content, focusing on the 9th grade of elementary school, starting from bibliographic research and qualitatively addressing interpretation and elaboration of a methodological proposal based on Parabolicamara music, Gilberto Gil. Through bibliographic survey and critical analysis, are demonstrated the possibilities and advantages of using music as didactic resource in Geography classes, considering that many songs of several national artists address themes that can perfectly assist in the explanation of Geography content, as well as in stimulating students to actively participate in classes. The analysis of Parabolicamara music, in confrontation with the technological transformations that characterize the current context, attests to its possible use for the teaching of globalization content, which can be applied in the 9th grade of elementary school as a methodological proposal of teaching.  
Keywords: Geografia- estudo e ensino
Música- aulas de geografia
Aprendizagem- música- geografia
Música- ensino fundamental- geografia
Geography - study and teaching
Music- geography classes
Learning- music- geography
Music- elementary school- geography
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12873
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSÉ ALVES JOSUÉ. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfJessé Alves Josué. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.