Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12874
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFÉLIX, F. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6037877869392111pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Hercília M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5652804027020933pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumoO trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geografica "paisagem" nos conteudos escolares do livro didatico da disciplina Geografia, utilizando-se da observagao e aplicacao de questionarios tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gongalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construcao do conhecimento geografico, como tambem a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parametros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didaticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espago escolar, buscando refletir as percepcoes docentes e discentes sobre a tematica, a partir da analise das observacoes realizadas e dados coletados em questionarios. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteudos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observagao realizada em locus, parecem priorizar o ensino de portugues e matematica. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, atraves dos depoimentos coletados durante a investigagao, a importancia da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLicenciatura em Geografia.pt_BR
dc.titleO conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.pt_BR
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThe paper discusses the teaching of Geography in the early years of elementary school, from the analysis of the "nature" category in school geographical content geography discipline, using observation and questionnaires for both teachers and pupils. The survey was conducted with students in the 5th year of two classes, the Elementary School Dr. Jarismar Gongalves Melo, located in Ipaumirim, Ceara. The first chapter theorizes the concept of landscape in the construction of geographical knowledge, but also the landscape as an analytical tool. The second chapter covers the landscape in education, entered the National Curricular Parameters (PCN's) and in textbooks. The third and final chapter examines the concept of landscape in the search space, trying to reflect the perceptions of teachers and students on the topic, from the analysis of the observations and data collected in questionnaires. The research results show that the landscape concept is underexplored in school subject contents Geography, at school elementary school. Considering that teachers second observation made in the locus seem to prioritize the teaching of Portuguese and mathematics. However, teachers and students, research subjects, recognize, through the testimonies collected during the investigation, the importance of geography and landscape concept in the early years of elementary school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12874
dc.date.accessioned2020-05-20T15:48:13Z
dc.date.available2020-05-20
dc.date.available2020-05-20T15:48:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPaisagem- estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPaisagem geografiapt_BR
dc.subjectConteúdos escolares- geografiapt_BR
dc.subjectLandscape - study and teachingpt_BR
dc.subjectGeography landscapept_BR
dc.subjectSchool content - geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFÉLIX, Francisca Natália.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe landscape concept in school content in geography: teachers and students perceptions.pt_BR
dc.identifier.citationFÉLIX, Francisca Natália. O conceito de paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA NATÁLIA FÉLIX. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.2014.pdfFrancisca Natália Félix. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.13.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.