Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12877
Title: A educação no Brasil e o ensino multisseriado: uma análise da percepção dos professores de Triunfo-PB.
Other Titles: Education in Brazil and multiseries teaching: an analysis of the perception of teachers in Triunfo-PB.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Antonia Cléia Monteiro de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Maria Janete de.
Keywords: Educação- Triunfo-PB;Educação-ensino multisseriado;Ensino multisseriado-Triunfo-PB;Education- Triunfo-PB;Multi-series education-teaching;Multiseries education-Triunfo-PB
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Antonia Cléia Monteiro de.A educação no Brasil e o ensino multisseriado: uma análise da percepção dos professores de Triunfo-PB.2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho constitui-se numa reflexao acerca das questoes que norteia a modalidade de educacao escolar, conhecida como Ensino Multisseriado, que se constitui numa metodologia de organizacao dos processos de ensino em que um professor atende, ao mesmo tempo, estudantes pertencentes aos anos escolares do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Discutiu-se, nesse contexto, como tern se estruturado essa modalidade de ensino no municipio de Triunfo - PB, especificamente no que refere-se a percepcao dos professores acerca dos elementos que norteiam a organizacao dos processos de ensino. Pensando essa discussao, partiu-se, inicialmente, de uma reflexao teorica acerca dos elementos espaco-temporais que tern influenciado na configuracao da Educacao no Brasil, tendo em vista compreender a relacao desses processos espaco-temporais com a modalidade de ensino em discussao. A partir disso, relacionou-se a realidade geografica do municipio de Triunfo - PB com a organizacao dos processos educativos e mais especificamente, com a educacao na zona rural e sua caracteristica de multisseriacao. E, por fim, apresentou-se uma analise baseada em um questionario dirigido aos professores da Zona Rural que atuam no Ensino Multisseriado, tendo em vista compreender as percepcoes dos mesmos em relacao a tematica e refletir sobre as possibilidades de organizacao de processos de ensino construtivos a partir de uma abordagem contextualizada e colaborativa dos conteudos escolares. A partir da analise dos dados, percebeu-se algumas questoes urgentes na discussao da tematica em questao, cabendo destacar a limitacao da formacao dos docentes para lidar com essa modalidade de ensino, o que leva os mesmos a condenarem a proposta de multisseriacao e repetirem praticas de ensino descontextualizadas do espaco dos individuos, contribuindo assim com o fracasso escolar e a condenacao da proposta de ensino.
Abstract: This paper presents a reflection about the issues guiding the type of education, known as multigrade teaching, which is a methodology for the organization of educational process in which a teacher meets at the same time, students belonging to the school years 1 st to 5th grade of elementary school. It was discussed in this context, as it has been structured this type of education in the municipality of Triunfo-PB, specifically as relates to teachers perception about the elements that guide the organization of the teaching. Thinking this discussion, we started with initially a theoretical reflection on the elements that have influenced the setting of Education in Brazil , in order to understand the relationship of these processes with the spatiotemporal mode of education in spacetime discussion. From this it was related to the geographical reality of the city of Triunfo-PB with the organization of the educational process and more specifically with education in the countryside and its characteristic multisseriacao. Finally, we present a based on a questionnaire sent to teachers working in Rural Education multigrade in order to understand the perceptions of ourselves in relation to the subject and reflect on the possibilities of organizing processes of constructive teaching analysis from a contextual and collaborative approach to classroom content. From the data analysis, it was realized some urgent issues in the discussion of the topic in question, fitting highlight the limitation of teacher training to deal with this type of education, which leads them to condemn the proposed multisseriacao and repeated practices teaching decontextualized space of individuals, so with school failure and condemnation of the teaching proposal contributing.
Keywords: Educação- Triunfo-PB
Educação-ensino multisseriado
Ensino multisseriado-Triunfo-PB
Education- Triunfo-PB
Multi-series education-teaching
Multiseries education-Triunfo-PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Licenciatura em Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12877
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIA CLÉIA MONTEIRO DE OLIVEIRA.TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA. 2014.pdfAntonia Cléia Monteiro de Oliveira. TCC. Licenciatura em Geografia. 2014.12.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.